Mariana Aiveca é a líder do Bloco de Esquerda em Setúbal


“O Bloco para a luta toda”

Mariana Aiveca foi eleita para a coordenação distrital de Setúbal do Bloco de Esquerda, derrotando nas urnas Adelino Fortunato, o candidato da Lista B. As eleições para a Comissão Coordenadora Distrital de Setúbal para o biénio 2012/2014, realizaram-se este sábado.  A lista A, encabeçada por Mariana Aiveca, obteve 78 por cento dos votos (213), elegendo 13 membros, e a lista B, liderada por Adelino Fortunato, conseguiu 22 por cento dos votos (60), elegendo 4 membros para o órgão coordenador distrital.

Mariana Aiveca coordena BE no Distrito de Setúbal 

A deputada bloquista eleita pelo círculo eleitoral de Setúbal venceu as eleições para a coordenação distrital de Setúbal do BE para o triénio 2012-2014.
Aliás, foi a primeira vez que a eleição conheceu este formato, com mesas de votos. Até aqui, o órgão sempre foi votado no decurso de Assembleia Geral Distrital.
O acto eleitoral interno teve lugar este sábado, com mesas de votos localizadas em Setúbal, Sesimbra, Grândola, Almada, Seixal, Moita, Palmela e Barreiro.
António Fortunato liderou a lista B com o lema “Mais Bloco”, (conquistou 60 votos) e que elegeu 4 elementos, enquanto a lista A, liderada por Mariana Aiveca, elegeu 13 membros e um total de 213 votos.
“O Bloco para a luta toda” foi o lema de campanha apresentada pela deputada a este ato eleitoral.

“Erguer uma alternativa que recuse a troika e a austeridade”

Tal como fez transparecer aos militantes na sua moção de orientação política de candidatura, Mariana Aiveca, começou por reconhecer o “contexto difícil, marcado por uma acelerada crise social e um ciclo eleitoral complexo e imprevisto (presidenciais e legislativas), que prejudicou o calendário de iniciativas propostas meu programa”.
“No Governo, a direita assume e aplica esta política sem hesitações, eternizando a falsa ‘inevitabilidade’ que empobrece o país,” considera a nova coordenadora distrital bloquista, para quem “só a esquerda pode levantar uma maioria social para construir a força necessária para erguer uma alternativa socialista que recuse a troika e a austeridade,“ disse Mariana Aiveca, a nova responsável distrital de Setúbal do BE.
A líder do Bloco em Setúbal diz ainda que, no quadro da  ação política local, a nova distrital “deve assumir como uma das suas prioridades as questões da habitação. Por um lado, dando continuidade ao trabalho já iniciado em torno na reabilitação urbana, tema em que o Bloco tem apresentado propostas muito concretas, alargando esta campanha a todos os concelhos do distrito”. Por outro lado, diz ainda o programa de Mariana Aiveca, cabe à distrital “lançar e motivar as concelhias para reforçar a contestação popular à nova lei das rendas cuja aplicação terá efeitos desastrosos nas populações mais idosas e vulneráveis dos centros urbanos e com especial impacto nos concelhos de Almada, Barreiro, Montijo e Setúbal”.
Mariana Aiveca quer começar desde já a preparar as autárquicas de 2013 – onde não fará qualquer coligação – e avançar, no início de 2013, com um fórum distrital de ideias à esquerda no mesmo modelo de pluralidade e abertura com que é hábito decorrer o fórum Socialismo e com um programa cultural associado.


Eleitos para a coordenação distrital de Setúbal do Bloco de Esquerda

Lista A (13)
1. Mariana Aiveca, 58 anos, deputada (Palmela)
2. Jorge Costa, 36 anos, jornalista (Setúbal)
3. Fernando Sequeira, 50 anos, membro da CT da Autoeuropa (Moita)
4. Sandra Mestre Cunha, 38 anos, doutoranda em sociologia (Sesimbra)
5. João Pedro Santos, 20 anos, estudante universitário (Setúbal)
6. Joana Mortágua, 25 anos, licenciada em relações internacionais (Almada)
7. Francisco Morais, 39 anos, arquiteto (Seixal)
8. Joana Croca, 26 anos, psicóloga clínica (Moita)
9. Fátima Marras, 51 anos, enfermeira (Almada)
10. Ricardo Caçoila, 35 anos, técnico de tráfego aeroportuário (Montijo)
11. Ana Sartóris, 31 anos, psicóloga clínica (Palmela)
12. Nádia Penas, 33 anos, professora (Alcácer do Sal)
13. Jaime Pinho, 56 anos, professor (Setúbal)

Lisboa B (4)
1. Adelino Fortunato (Sesimbra)
2. Albérico Afonso Costa (Barreiro)
3. Rosário Vaz (Barreiro)
4. João Madeira (Sines)  

Agência de Notícias 

Comentários