BE discute violência no namoro nas escolas


“É preciso sensibilizar os jovens”

O Bloco de Esquerda promoveu quarta-feira, dia 16 de maio, uma sessão sobre Violência no Namoro na Escola Básica Integrada da Boa-Água, freguesia da Quinta do Conde, concelho de Sesimbra.


A iniciativa contou com a participação de cinco turmas do 9º ano de escolaridade e vem no seguimento do ciclo de cinema ao ar livre que o BE promoveu no verão passado no distrito de Setúbal.
Ciente de que a prevenção e as ações de sensibilização são essenciais na luta contra a violência de género, o Bloco de Esquerda recusa “o silêncio e o esquecimento a que querem dotar as vítimas deste crime e lança para o debate público o fenómeno da violência conjugal nos casais jovens”.
A sessão consiste no visionamento de pequenos excertos de séries televisivas, alusivas à temática, seguido da participação ativa das alunas e dos alunos através da realização de diversos jogos e ações de dinâmica de grupos.
Com esta iniciativa, o Bloco pretende “alertar para um fenómeno emergente e salientar que a violência nas relações íntimas não está circunscrita ao casamento ou aos casais adultos”. “Os indícios surgem desde cedo, quantas vezes logo no primeiro namoro. Agressões verbais, como gritos ou insultos, atirar ou partir objetos, impedir ou controlar contactos com outras pessoas são os atos mais frequentemente relatados pelas vítimas”, refere o BE em nota à imprensa.
Esta foi a primeira sessão que a distrital de Setúbal Bloco desenvolveu nas escolas do distrito, tendo já agendadas outras sessões até ao final do presente ano letivo.

Agência de Notícias 

Comentários