Primeiras chuvas de Outono deixaram sul do país num caos
As fortes chuvadas que se registaram no Alentejo durante a madrugada e manhã de domingo provocaram dezenas de inundações, em vias públicas, habitações e estabelecimentos comerciais, nos distritos de Évora, Beja, Portalegre, Setúbal e Lisboa, segundo fontes dos bombeiros.
Primeira tempestade de Outono assusta sul de Portugal |
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora indicou que no distrito ocorreram 17 inundações, em Évora, Vila Viçosa, Vendas Novas, Montemor-o-Novo e Borba, sobretudo em vias públicas.
De acordo com o CDOS de Beja, neste distrito registaram-se 24 inundações, em vias públicas, habitações e estabelecimentos comerciais, em Beja, Moura, Vidigueira, Alvito e Cuba.
Também no distrito de Portalegre, segundo o CDOS, registaram-se 10 inundações, seis das quais em habitações, duas em Sousel, e em Marvão, Portalegre, Campo Maior e Avis, e quatro em Elvas, em vias públicas. No concelho de Monforte, segundo a mesma fonte, registou-se um pequeno incêndio, no gasoduto que faz o transporte de gás para a região.
Bombeiros de Alcácer do Sal inundados
No distrito de Setúbal, de acordo com o CDOS, o quartel dos bombeiros Voluntários de Alcácer do Sal ficou inundado, "situação que se regista quando chove com intensidade".
Segundo os comandos distritais de operações de socorro (CDOS), o mau tempo não provocou quaisquer casos graves na região do Alentejo.
Caos em Lisboa
O Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa receberam domingo cerca de 60 pedidos de ajuda devido a inundações e foi necessário cortar o trânsito na avenida Calouste Gulbenkian para limpar detritos arrastados por uma enxurrada.
Fonte oficial do regimento disse à Lusa que devido à chuva que caiu durante a noite foram registados dezenas de casos de inundações em residências e na via pública, a maioria dos quais sem gravidade e todos já resolvidos.
O caso mais grave ocorreu na Avenida Calouste Gulbenkian, onde, cerca das 02:30 uma enxurrada arrastou lixo e terras para a via pública, obrigando ao corte temporário do trânsito para permitir a limpeza da faixa de rodagem.
Numa outra ocorrência, o revestimento de um teto caiu sobre a moradora, que teve de receber assistência hospitalar.
O Instituto de Meteorologia prevê até sexta-feira, em todo o país, céu muito nublado e aguaceiros, que poderão ser fortes nas regiões norte e centro e acompanhados de trovoada na região sul.
Agência de Notícias
Comentários
Enviar um comentário