Alcácer com freguesia maior que a ilha da Madeira
Alcácer do Sal terá freguesia com 917 quilómetros quadrados |
O presidente da Junta de Freguesia de Santa Susana, Paulo Jacinto, considera que esta “união é feita por quem não tem a mínima consciência da realidade local” enquanto Rita Rito, presidente da Junta de Freguesia de Santiago, garante que “por muito que se queira, é impossível que a população não saia prejudicada”.
Paulo Jacinto afirma que a “população sai prejudicada com a Reforma da Administração Local, principalmente nas freguesias em que não existem transportes públicos”, acrescentando que atualmente a Junta de Freguesia de Santa Susana “disponibiliza um autocarro para a população local para os transportar para o hospital ou outras instituições”. Uma das maiores preocupações para os autarcas é a população idosa, pois “os idosos são os que recorrem mais às freguesias pedindo ajuda para outros tipos de serviços, seja os CTT ou segurança social”, destaca o presidente de Santa Susana.
População perde serviços de qualidade
A reforma administrativa do território português é uma medida do atual governo que tem levantado mais polémicas a nível local. Uma das justificações para este problema é a questão do serviço da população, algo que Rita Rito, chefe do executivo da Junta de Santiago, explica que “se a junta de freguesia ficar a 30 quilómetros da população, não vai conseguir servir as necessidades das pessoas de forma eficiente”.
Para ambos os presidentes esta é uma freguesia que “vai ficar com dimensões enormíssimas”, e que vai ter “muita dificuldade em chegar a toda a população local”. Isto porque a proposta que está em cima da mesa é para que a União de Freguesias do Alcácer do Sal fique com 917 quilómetros quadrados.
A união de freguesias, aprovada na generalidade no Parlamento no final da passada semana, fará com que o concelho de Alcácer do Sal passe a contar com quatro freguesias, a de Comporta, São Martinho, Torrão e a União de Freguesias de Alcácer do Sal. Esta última irá agregar as freguesias de Santa Susana, Santiago e Santa Maria do Castelo.
Agência de Notícias
Comentários
Enviar um comentário