3,25 euros, a primeira bandeirada
O início de uma viagem de táxi, em circuito urbano aumenta para 3,25 euros, mas o impulso passa a contar 1600 metros mais tarde, segundo a tabela homologada segunda-feira e hoje divulgada pelo ministério da Economia.
Andar de Táxi está mais caro |
O preço da viagem de táxi começava nos dois euros. Desde 1 de Janeiro de 2011, o primeiro impulso alterava-se quando estavam percorridos 220 metros, enquanto na proposta conjunta com a Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) e a Federação Portuguesa do Táxi, o percurso passou a ser de 1800 metros.
O valor do impulso baixa de 0,15 para 0,10 cêntimos, mas o tempo de contagem desce dos 36 segundos para os 24 segundos.
O preço por quilómetro altera-se dos 0,45 para os 0,47 cêntimos.
No período noturno, a tarifa será agravada 20 por cento em relação à diurna.
O preço a pagar à noite passa dos atuais 2,5 euros para 3,9 euros, enquanto os impulsos passam a contar aos 1440 metros, enquanto atualmente estavam fixados nos 176 metros.
A tarifa ao quilómetro, com o regresso ocupado, mantém-se nos 3,25 euros, mas a distância para o primeiro impulso reduz-se de 5400 para 3600 metros.
As associações de taxistas escusaram-se a comentar estas alterações.
Porém, o presidente da ANTRAL, Florêncio Almeida, explicou que as novas tarifas devem, na prática, entrar em vigor na próxima semana por necessidade de alterar os programas informáticos dos táxis.
O responsável indicou que novas tarifas dos transportes públicos entraram em vigor a 1 de Janeiro, mas que esta tabela foi apenas homologada na segunda-feira.
Devido à necessidade de adaptar os táxis e de homologação pelo Instituto Português da Qualidade, Florêncio Almeida acredita que os novos preços entrem em vigor na próxima semana.
Agência de Notícias
Comentários
Enviar um comentário