Sines dá tolerância no dia de Carnaval


Vento ameaçou Carnaval, mas festa está garantida em Sines

A cobertura do armazém onde estavam a ser construídos os carros alegóricos para o Carnaval de Sines foi arrancada pelo vento no sábado, danificando as viaturas, mas a organização assegurou esta segunda-feira que a festa está garantida. Garantido está também a tolerância de ponto que a autarquia alentejana já disse que vai dar na terça-feira de Carnaval, contrariando as ordens do primeiro-ministro que “aboliu” o dia de Carnaval do calendário português.

Preparativos do Carnaval de Sines foram "varridos" pelo temporal 

Segundo Maria Alexandra Oliveira, presidente da Siga a Festa - Associação de Carnaval de Sines, "quase todos os carros têm de ser reparados", devido a danos provocados pela chuva e pelo vento, mas nenhum tem de ser reconstruído.
A responsável explicou hoje à agência Lusa que, logo no domingo, os carros alegóricos foram transferidos para outro espaço, cedido pela Câmara Municipal, e que tal garante a realização do Carnaval de Sines este ano.
"Se a câmara não tivesse encontrado uma solução para colocar os carros não haveria Carnaval", reconheceu Maria Alexandra Oliveira, que ainda não quantificou os prejuízos provocados pelo mau tempo no fim de semana.
Apesar de assumir a "tristeza de todos" os que estão envolvidos na preparação da festa, a presidente da associação organizadora afirmou que "o mais importante é que não houve feridos".
De acordo com Maria Alexandra Oliveira, no momento do acontecimento, cerca das oito da manhã de sábado, não estavam pessoas no armazém, pois tinham-se ido embora há algum tempo receando o agravamento das condições meteorológicas.

Sines dá tolerância na terça-feira de Carnaval
Câmara de Sines dá dia de Carnaval aos seus munícipes 

Em reunião de câmara realizada na sexta-feira, o executivo municipal decidiu ainda conceder tolerância de ponto aos seus trabalhadores na terça-feira de Carnaval, apesar de o Governo ter anunciado que os funcionários públicos terão de trabalhar nesse dia.
O município justificou a decisão com a "importância" do Carnaval para o concelho alentejano, nomeadamente "no contexto da promoção turística".
A presidente da associação organizadora do Carnaval de Sines, Maria Alexandra Oliveira, assegurou que o corso vai sair à rua na terça-feira, mesmo sem tolerância de ponto por parte do Governo.
"Não vamos mudar uma tradição de tantos anos", afirmou à agência Lusa a presidente da Siga a Festa - Associação de Carnaval de Sines, lembrando que esta festa se realiza na cidade alentejana desde 1926.
A dirigente reconheceu, no entanto, que em 2012, quando o Governo decidiu pela primeira vez não conceder tolerância de ponto na terça-feira de Carnaval, o desfile teve "metade" do público habitual.
"A Câmara é o maior patrocinador do Carnaval e muitos dos funcionários estão envolvidos no desfile", justificou a presidente da Siga a Festa.
Maria Alexandra Oliveira acusa o Governo de "não se aperceber de que está a prejudicar o país ao não dar tolerância de ponto".
A dirigente considera que os governantes deveriam "ver o Carnaval como um potencial económico", uma vez que esta festividade é uma forma de o comércio e a hotelaria fazerem mais negócio numa época tradicionalmente "morta".

Carnaval de Sines investe 140 mil euros
Este ano, o orçamento do Carnaval de Sines ronda os 140 mil euros, sendo 50 mil euros atribuídos pelo município a título de subsídio. O que representa um corte no orçamento de 30 mil euros, tendência que se tem verificado nos últimos anos.
Financiado pela bilheteira, pelo subsídio da Câmara e por apoios de empresas locais, o orçamento garante as despesas com os materiais e aspetos técnicos, como o som e a iluminação, uma vez que a "mão-de-obra é quase a 100 por cento voluntária", explicou Maria Alexandra Oliveira.
O Governo confirmou a semana passada que não será concedida tolerância de ponto no Carnaval este ano, adiantando que esse princípio vai manter-se, pelo menos, durante a aplicação do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal.
Em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros, o secretário de Estado da Presidência, Luís Marques Guedes, disse que o mesmo princípio se aplicará à tarde da "quinta-feira santa", na Páscoa, repetindo-se a decisão de não conceder tolerância de ponto aos funcionários públicos.
Este ano, a terça-feira de Carnaval é no dia 12 de Fevereiro.

Agência de Noticias 

Comentários