Hospital de Almada regista aumento de dadores de sangue
O Hospital Garcia de Orta, em Almada, é auto-suficiente em reservas de sangue e um dos que regista maior número de dadores, o que faz da unidade de Almada “uma referência” na Grande Lisboa, afirmou esta semana o seu director durante a comemoração do Dia Nacional do Dador de Sangue.
Hospital Garcia de Orta com reservas de sangue repletas |
“Somos um dos poucos hospitais que consegue dar resposta aos seus doentes que necessitam deste acto médico”, afirmava Daniel Ferro, mencionando que os registos da unidade de Almada referem que 24 mil pessoas já ali doaram sangue. Isto num serviço que o próprio director admite que funciona com “algumas dificuldades” devido à falta de espaço do hospital que assiste a um crescente número de utentes. “Gostaríamos que o Hospital Garcia de Orta (HGO) tivesse sido ampliado, mas as dificuldades económicas do país não o permitiram”, disse.
Daniel Ferro defendeu ainda mais atenção do país para com os dadores de sangue, a quem “muitos devem a vida”, e ponderou que algumas decisões políticas para o sector da saúde fizessem diminuir o número de dadores. Mas “o sentimento solidário” foi mais forte e, em 2012, verificou-se um aumento de dádivas.
Mais dadores de sangue
Segundo os dados apontados pela directora de Medicina Transfusional do HGO, o número de doadores regulares inscritos no serviço o ano passado foi de 7166. Quanto ao total de dádivas foi 5990, ligeiramente acima do ano anterior (5975).
Este registo permite à directora deste serviço, Maria Isabel Cunha, afirmar que a unidade de Almada “conseguiu manter a auto-suficiência” em bolsa de sangue e “a 100 por cento em plaquetas para os nossos doentes”. Mais do que isso, o HGO conseguiu contribuir para o Instituto Português de Oncologia, em Lisboa, com “cerca de 1500 unidades de plaquetas”.
“Todos os profissionais de saúde devem expressar grande reconhecimento à consciência cívica dos dadores de sangue”, afirmava a clínica que referia ainda que em 2012 o HGO registou mais 800 novos dadores.
Durante a 21.ª comemoração do Dia Nacional do Dador de Sangue, a 27 de Março, no HGO foram entregues 227 galardões de reconhecimento a dadores, com destaque para 14 dadores que já registam mais de 65 dádivas no total, sendo mais de 30 no HGO.
Agência de Notícias
Comentários
Enviar um comentário