Famílias do Barreiro aderem em massa ao “Dar de Volta”

Aumentou o número de famílias que procuram manuais escolares gratuitos

O projecto "Dar de volta" ainda está a decorrer até ao final do mês de Outubro, mas a Biblioteca Municipal do Barreiro já registou um aumento, face ao ano anterior, de levantamentos de manuais escolares em segunda mão nas suas instalações. Até agora mais de 500 famílias recorreram à iniciativa que distribui livros do 1.º ao 12.º ciclo.

Campanha de troca de manuais escolares é sucesso no Barreiro 

"Comparativamente ao ano anterior o balanço é muito positivo, mesmo confrontados com os obstáculos dos programas curriculares, conseguimos entregar às famílias um maior número de livros", refere Isabel Soares, chefe da Divisão de Arquivo, Bibliotecas e Educação da Câmara do Barreiro.
A distribuição de manuais escolares teve início no final do mês de Julho e, até final de Setembro, o balanço é de 4.374 livros entregues a 506 famílias do município. Em 2012, o projecto "Dar de Volta", promovido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), conseguiu entregar 4.556 livros a 531 famílias do Barreiro, até ao final do mês de Outubro desse ano.
Estes valores ainda não foram ultrapassados, mas a equipa técnica da Biblioteca Municipal do Barreiro acredita que, até ao final do próximo mês, estes números podem aumentar, tendo em conta a procura que se registou até agora.
"Notamos que tem havido um aumento da procura diária em relação à edição anterior", destaca Isabel Soares. A campanha decorre até dia 31 de Outubro e a Biblioteca Municipal do Barreiro ainda tem disponíveis 3.047 manuais para entrega. Parte dos livros que não forem distribuídos vão ajudar a enriquecer as estantes da biblioteca, "para apoio escolar durante o ano lectivo".

Ir de encontro às necessidades das famílias
Isabel Soares acredita que a acção do projecto voluntário "Dar de Volta" ajuda a "ir ao encontro das necessidades das famílias, que se vêm em dificuldade devido ao aumento do preços dos manuais escolares". "Entendemos que estes projectos também são essenciais por permitirem reaproveitar os manuais escolares", conta a responsável. 
Até agora, a equipa da biblioteca do Barreiro faz um balanço "positivo" da iniciativa. "Ao aplicarmos um inquérito no momento final do nosso projecto, quando entregamos os livros aos interessados, apraz-nos verificar que é unânime a satisfação de todas as famílias", afirma a responsável da Biblioteca do Barreiro.
A iniciativa "Dar de Volta" decorre em simultâneo nos vários municípios do distrito de Setúbal e foi implementada pela primeira vez, pela AMRS, durante o ano lectivo de 2005/2006. O projecto tem como principal objectivo a reutilização de manuais escolares, do 1.º ao 12.º ciclo, ajudando a reduzir o desperdício e os custos avultados com estes materiais por parte das famílias do distrito de Setúbal.

Agência de Notícias 

Comentários