Desafios para Setúbal em debate hoje no Luísa Todi

Desenvolvimento da região de Setúbal discutida em conferência 

“Novos desafios de desenvolvimento para a península de Setúbal” é o título da primeira sessão de um ciclo de conferências temáticas, num encontro agendado para esta sexta-feira, dia 7, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal. 

Especialistas de várias áreas discutem estratégias para Setúbal  

A iniciativa, dinamizada ao longo de todo o dia e que inclui quatro painéis, é promovida pelo Semmais Jornal em parceria com a Câmara de Setúbal. A sessão integra o Ciclo de Conferências Semmais, que aponta estratégias de desenvolvimento para a região de Setúbal.
Na sessão de abertura, com início às 9h30, participam Raul Tavares, diretor do Semmais Jornal, Vitor Costa, da Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, André Martins, vice-presidente do Município, e António Leitão Amaro, secretário de Estado da Administração Local.
“Reindustrialização, portos, requalificação ribeirinha e mobilidade” são temas do primeiro painel, agendado para as 10h30. Moderado por Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, começa com uma alocução de José Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da Lisnave.
Vítor Caldeirinha, presidente da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Jacinto Pereira, presidente do Conselho de Administração da Baía do Tejo, Demétrio Alves, vogal da Comissão Diretiva do QREN, e Fernanda do Carmo, assessora da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, participam, igualmente, neste primeiro painel.
A sessão continua às 12h15 com “Nichos de marca e apostas na diferenciação”. O painel, moderado por Pedro Dominguinhos, presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, é iniciado com uma intervenção de Manuela Sampaio, presidente da Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal.
Seguem-se discursos de Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, Sandra Soares, diretora da logística da AutoEuropa, e de Elizete Jardim, diretora regional da Agricultura e Pescas da Região de Lisboa e Vale do Tejo.

Deputados eleitos por Setúbal marcam presença 
O período da tarde começa, às 14h30, com um debate pelos deputados do círculo de Setúbal, moderado por Raul Tavares. Participam Pedro do Ó Ramos (PSD), Eduardo Cabrita (PS), Paula Santos (PCP), Nuno Magalhães (CDS-PP), Mariana Aiveca (BE) e Heloísa Apolónia (Os Verdes).
Uma hora depois explana-se sobre o tema “Cluster turístico da península de Setúbal no quadro da região de Lisboa”. O terceiro painel do encontro é moderado por Jorge Humberto, coordenador do Núcleo de Estruturação de Produto e Qualificação da Oferta da Entidade Regional do Turismo de Lisboa.
Neste painel regista-se as intervenções de Victor Cópio, diretor do Sana Sesimbra Hotel, de Marco Andrade, diretor do Montado Hotel & Golf Resort, bem como de Carlos Costa, diretor do Esperança Centro Hotel.
“Economia social e políticas de solidariedade”, às 16h30, moderado por Fernando Cardoso Pereira, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, dá tema ao último painel da primeira sessão do Ciclo de Conferências Semmais.
Eduardo Graça, presidente da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, Paulo Calado, administrador da Misericórdia de Lisboa, Ana Clara Birrento, diretora regional de Setúbal da Segurança Social, e Tomás Correia, presidente do Montepio Geral, são os intervenientes neste painel.
O encontro culmina com uma sessão de encerramento, às 17h45, na qual participam Augusto Pólvora, presidente da Câmara de Sesimbra, Rui Garcia, presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal e da Câmara da Moita, Eugénio Fonseca, presidente da Cáritas Portuguesa, Pedro Mota Soares, ministro da Solidariedade Social e da Segurança Social, bem como D. Gilberto Canavarro dos Reis, Bispo de Setúbal.
A sessão “Novos desafios de desenvolvimento para a península de Setúbal”, realizada com o apoio das autarquias de Sesimbra e Moita e da DDLX, conta com os patrocínios da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, Montepio Geral, Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, Casa Ermelinda Freitas e Lisnave.

Agência de Notícias

Comentários