Pescado do mar de Sesimbra "invade" Terreiro do Paço
Peixe em Lisboa decorre até 13 de Abril no Terreiro do Paço, Lisboa |
Tal como em anos anteriores, Helder Chagas volta a apresentar neste grande acontecimento gastronómico alguns pratos confecionados com mariscos e peixes de Sesimbra, o que constitui mais um grande contributo para a promoção do pescado local.
Para além do Ribamar, o peixe capturado pela frota de pesca sesimbrense, nomeadamente o peixe-espada preto e a cavala fazem parte de um conjunto de doze espécies representativas das lotas portuguesas que vão estar em destaque em aulas de culinária e showcookings, promovidos pela Docapesca, em parceria com organizações de produtores, associações de armadores, fábricas de conservas, Lotaçor e Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.
O objetivo desta participação é "valorizar estas espécies e inclui o lançamento de uma edição especial de teleculinária dedicada ao pescado nacional", refere o gabinete de imprensa da Câmara de Sesimbra.
Provas, degustações, aulas de cozinha, debates e um mercado gourmet, onde pode comprar do peixe à doçaria, do azeite aos vinhos, das compotas aos queijos são outros dos atractivos do certame.
Durante 11 dias, o Peixe em Lisboa reúne dezenas de cozinheiros nacionais e internacionais, entre os quais chefs premiados com estrelas Michelin, como Lionel Rigolet (Bélgica), Moreno Cedroni (Brasil), Josean Alija (Espanha) e os portugueses João Rodrigues ('Feitoria', Lisboa) e Miguel Laffan ('L'And', Montemor-o-Novo).
Em mais uma edição do festival, o público pode degustar pratos à base de peixe e marisco nos dez restaurantes da região de Lisboa que vão funcionar no local em permanência, entre o meio-dia e a meia-noite. Este ano, estreiam-se no evento o Avenue (Marlene Vieira), o Claro! (Vítor Claro) e a Bica do Sapato (Alexandre Silva).
À margem do evento, decorrem os jantares "Sangue na Guelra", que reúnem jovens cozinheiros e subchefes de alguns dos melhores restaurantes do Mundo.
As entradas mantêm-se nos 15 euros, com direito a uma degustação de 5 euros (duas ao almoço), mas este ano há também senhas de 2 euros, que vai permitir aos restaurantes variar a oferta entre os 4 e os 12 euros. A 7ª edição do Peixe em Lisboa decorre até 13 de Abril. O evento é organizado pelo Turismo de Lisboa, em parceria com a Câmara de Lisboa e Essência do Vinho.
Concurso Sesimbra é Peixe e Arte na Rua
Estão abertas inscrições para o concurso Sesimbra é Peixe e Arte na Rua. A iniciativa, que pretende convidar o público a apresentar propostas de decoração de portas ou janelas na vila de Sesimbra, no âmbito da Campanha Sesimbra é Peixe, é direcionada à população em geral, com idade mínima de 16 anos.
Cada participante ou equipa pode apresentar até duas propostas. A escolha das portas ou janelas a intervencionar é sugerida pelos participantes, entre aquelas que previamente foram assinaladas e identificadas em determinadas áreas pela autarquia de Sesimbra.Estão abertas inscrições para o concurso Sesimbra é Peixe e Arte na Rua. A iniciativa, que pretende convidar o público a apresentar propostas de decoração de portas ou janelas na vila de Sesimbra, no âmbito da Campanha Sesimbra é Peixe, é direcionada à população em geral, com idade mínima de 16 anos.
A receção das propostas termina a 15 de Abril.
Mais informações:
Posto de Turismo de Sesimbra
Telefone: 21 228 85 40
E-mail: turismo@cm-sesimbra.pt
Consulte AQUI as normas de participação do concurso.
Agência de Notícias
Telefone: 21 228 85 40
E-mail: turismo@cm-sesimbra.pt
Consulte AQUI as normas de participação do concurso.
Agência de Notícias
Comentários
Enviar um comentário