Festas da Jardia aconteceram pela primeira vez

Festas animaram populações do Alto Estanqueiro e Jardia

De 3 a 5 de Outubro tiveram lugar, pelo primeiro ano, as Festas do Alto Estanqueiro-Jardia, no Montijo. Três dias de festa que contaram com a atuação dos ranchos folclóricos “Os Águias” do Alto Estanqueiro e do “Juventude Atalaiense”, da Atalaia e do grupo “Os Saramagos”. Foi ainda inaugurada a Loja Social na Atalaia, realizada a procissão em honra de Madre Teresa de Calcutá e um passeio a cavalo pelas ruas da freguesia. Tolentino Gomes, presidente da comissão de festas, explicou que de futuro “se manterá o primeiro fim-de-semana de Outubro para a realização das festas”. Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo que também esteve presente, disse que “nunca será demais afirmar que cuidar do património, da cultura e da identidade é cuidar do nosso futuro".  

Folclore foi atracão principal da 1ª edição das Festas da Jardia

Na inauguração, Nuno Canta, presidente da Câmara Municipal do Montijo, saudou o povo do Alto Estanqueiro e todos os que colaboraram na realização das festas.
“Nunca será demais afirmar que cuidar do património, da cultura e da identidade é cuidar do nosso futuro. É a cultura, o património, a tradição e a identidade que nos junta e nos reúne a todos e que faz do Montijo um lugar de vida, de futuro. É esta herança cultural e esta identidade coletiva que hoje renovamos nestas festas ”, afirmou o autarca.
Luís Morais, presidente da Junta da União de Freguesias da Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia, referiu que este festejo já se realizava, mas pelo aniversário da freguesia. “É com muita pena nossa que, à semelhança de anos anteriores, não possamos estar aqui a comemorar esse aniversário. No entanto, dado que a união de freguesias é uma realidade, unimos esforços e recursos para que as Festas do Alto Estanqueiro-Jardia se concretizassem. Sinal que a união de freguesias está a funcionar”.
Tolentino Gomes, presidente da comissão de festas, explicou que de futuro “se manterá o primeiro fim-de-semana de Outubro para a realização das festas”.
De acordo com Tolentino Gomes, “as festas resultam do esforço conjunto da União de freguesias da Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia e da Fábrica da Igreja”, afirmou o presidente da comissão de Festas, sublinhando que “o programa é pequeno, mas dentro das nossas possibilidades. Esperamos crescer. Para o ano, a ideia é a formação de uma associação de festas para que possamos fazer peditórios e espetáculos diferentes e quem sabe ter uma pequena feira”, concluiu Tolentino Gomes. 

Comentários