Montijo dá posse ao Conselho Municipal da Juventude

Fórum para discutir os problemas dos jovens no concelho do Montijo 

Os membros do Conselho Municipal de Juventude do Montijo tomaram posse na passada segunda-feira, no auditório da Galeria Municipal, no primeiro ato para a entrada em pleno funcionamento deste órgão consultivo sobre assuntos relacionados com os jovens do concelho. Nuno Canta, presidente da Câmara do Montijo, expressou a sua alegria pelo momento e defendeu “a necessidade de criar os meios e os instrumentos que permitam aos jovens participar na construção de sociedades mais livres e mais democráticas”. O Conselho Municipal de Juventude  foi criado em Outubro de 1998, tendo funcionado até 2004. "A sua reativação é uma forma de garantir a existência de um espaço de debate crítico, global e independente sobre o desenvolvimento da política municipal de juventude", explica a autarquia. 
Conselho Municipal da Juventude tomou posse na segunda-feira


Na tomada de posse do Conselho Municipal de Juventude do Montijo, o chefe do executivo municipal lembrou que “não podemos esquecer a situação concreta dos jovens no Montijo e o papel que podem desempenhar na cidade”, afirmou o autarca, salientando que é no Conselho Municipal de Juventude “um observador atento. Quero sentir os vossos problemas e a atitude com que os enfrentam. Este é um fórum para aprendermos, uns com os outros, novas maneiras de pensar a democracia e o Montijo”, disse Nuno Canta. 
Em nome da autarquia, o presidente da Câmara Municipal  foi um dos elementos a tomar posse e, naturalmente, empossou os restantes membros, nomeadamente o vereador Francisco dos Santos, também, em representação da câmara, e os representantes dos grupos do PS, PSD e BE na Assembleia Municipal, assim como os elementos das juventudes partidários do PS e PSD.
Foram, ainda, empossados os representantes das associações de estudantes da Escola Secundária Poeta Joaquim Serra, da Escola Profissional do Montijo; da Associação Omnis Factum; da Academia Juvenil Desporto, Cultura e Recreio do Montijo; do Grupo 123 do Montijo da Associação dos Escoteiros de Portugal e do Agrupamento 967 de Pegões do Corpo Nacional de Escutas. Os membros ausentes tomarão posse nas próximas sessões do Conselho Municipal de Juventude.
Entre os vários assuntos em debate nesta primeira reunião, destaque para as propostas de dinamização de atividades dirigidas aos jovens do concelho, nomeadamente a Semana da Juventude que decorrerá no mês de maio.
A próxima reunião do Conselho Municipal de Juventude do Montijo terá lugar no dia 28 de Abril. O órgão  foi criado em Outubro de 1998, tendo funcionado até 2004. "A sua reativação é uma forma de garantir a existência de um espaço de debate crítico, global e independente sobre o desenvolvimento da política municipal de juventude", garante a autarquia.

Agência de Notícias

Comentários