Bairro do Areias, no Montijo, recebeu Conversas no Bairro

Cidadãos chamados a discutir ideia para novo PDM

A 6 de Março, na Sociedade Recreativa do Bairro do Areias foram ouvidos os primeiros contributos dos cidadãos do Montijo para a revisão do Plano Diretor Municipal, no âmbito da iniciativa Conversas no Bairro.Entre os contributos dos munícipes presentes, destaque para a sugestão de criação de um novo acesso à Ponte Vasco da Gama, em consonância aliás com pretensões já expressas pela câmara, e para a criação de um espaço de lazer ao ar livre que possibilite o desenvolvimento de atividades para as crianças ao fim de semana. Nuno Canta esclareceu que a revisão do PDM assenta “num modelo territorial que valoriza, em primeiro lugar, a qualidade de vida urbana”, acrescentado que um dos problemas dos bairros novos da cidade prende-se com a questão dos “vazios urbanos, que são espaços por ocupar mesmo ao lado de prédios novos". O novo PDM quer corrigir esse problema. 
Presidente da Câmara quer ter PDM pronto até final do mandato 

O presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, iniciou a sessão com uma breve explicação sobre as Conversas no Bairro, realçando que permitem uma “maior proximidade e interação com a população. Queremos ouvir as vossas ideias, problemas e dificuldades para construir um PDM mais participado e que acolha as diferentes visões dos moradores dos diferentes bairros”.
Nuno Canta esclareceu que a revisão do PDM assenta “num modelo territorial que valoriza, em primeiro lugar, a qualidade de vida urbana”, acrescentado que um dos problemas dos bairros novos da cidade prende-se com a questão dos “vazios urbanos, que são espaços por ocupar mesmo ao lado de prédios novos. Nesta revisão do PDM, a câmara necessita de arranjar mecanismos para resolver este problema”.
Entre os contributos dos munícipes presentes, destaque para a sugestão de criação de um novo acesso à Ponte Vasco da Gama, em consonância aliás com pretensões já expressas pela câmara, e para a criação de um espaço de lazer ao ar livre que possibilite o desenvolvimento de atividades para as crianças ao fim de semana.
Os cidadãos identificaram, ainda, outros problemas a resolver como "a insuficiência de transportes públicos" e, igualmente, os "vazios urbanos e os prédios devolutos".
A equipa do PDM realizou uma apresentação sobre o processo de revisão do PDM e relativamente ao Bairro do Areias salientou que o principal desafio é a questão da coesão territorial e da sutura da malha urbana do bairro que necessita de consolidação.
No final, o presidente Nuno Canta agradeceu a participação e os contributos dos moradores do Bairro do Areias e garantiu que os assuntos apresentados serão trabalhados durante a revisão do PDM.

Presidente quer acabar PDM neste mandato 
Nuno Canta assumiu, mais uma vez, “o desígnio de terminar a revisão do PDM neste mandato autárquico” e garantiu que o documento vai assentar em objetivos estratégicos como “atrair habitantes, captar investimento, incentivar a reabilitação e regeneração urbana, qualificar o espaço público, potenciar o espaço rural e florestal e promover a melhoria ambiental do território”.
As Conversas no Bairro decorrem de Março a Julho de 2015 com, pelo menos, uma sessão por freguesia e com incidência geográfica em áreas ou bairros específicos do concelho.
Sempre de entrada livre, a segunda sessão está agendada para o dia 28 de Março, às 21 horas, no Auditório da Quinta do Saldanha. Se tem alguma ideia para esta zona da cidade inscreva-se como orador/participante nas Conversas no Bairro, através do formulário disponível no site da Câmara do Montijo.

Agência de Notícias

Comentários