Seixal tem Centro Comunitário de Saúde Oral e nutrição

Centro Comunitário já realizou mais de seis mil consultas de saúde oral e nutrição

O Centro Comunitário de Saúde Oral já realizou mais de 6.880 consultas desde que abriu portas, na Cruz de Pau, Seixal, em 2012. Os profissionais de saúde deste Centro Comunitário realizaram já mais de 28 mil tratamentos dentários e 56 consultas de nutrição. O Centro Comunitário de Saúde Oral resultou do projeto “Crescer com Saúde”, promovido pela Associação Portuguesa Promotora da Saúde e Higiene Oral, em parceria com a Direcção-Geral da Saúde, a Câmara do Seixal, a Junta de Freguesia de Amora, entre outras entidades.
Centro Comunitário de saúde oral nasceu em 2012 na Cruz de Pau 

“Os números revelam-nos que a intervenção clínica que temos realizado ao longo dos últimos anos tem contribuído fortemente para reduzir a prevalência de doenças orais na população com maiores dificuldades socioeconómicas do concelho do Seixal”, refere Octávio Rodrigues, responsável pelo projeto e presidente da Associação Portuguesa Promotora da Saúde e Higiene Oral.
E acrescenta: “O projeto destinava-se essencialmente a crianças e jovens entre os 6 e os 18 anos. Contudo, depois de 2014, as necessidades observadas fizeram com que estendêssemos a nossa atividade a toda a população que se encontra em situação de maior vulnerabilidade socioeconómica, com o objetivo de melhorar a equidade no acesso aos cuidados de saúde oral e nutricional destas pessoas”, diz Octávio Rodrigues.
Do projeto faz também parte a realização de um estudo, com base em questionários realizados nas escolas públicas do concelho do Seixal. O estudo ainda decorre, por forma a analisar diversas variáveis que traduzirão as necessidades mais evidentes. No entanto, os primeiros números, indicam que 61 por cento das crianças e jovens do concelho apresentam cáries dentárias. A maior parte dos alunos (67,1 por cento) apresenta um peso normal para a idade, no entanto, 20,5 por cento apresenta risco de obesidade, nove por cento são obesos e em 1,5 por cento dos alunos foi observada obesidade severa. 1,7 por cento dos alunos inquiridos tem baixo peso e foram identificados 0,3 por cento casos de desnutrição severa.
A análise das variáveis é efetuada de acordo com o sexo, faixa etária e escalão económico dos alunos.

Sobre o Centro Comunitário de Saúde Oral
O Centro Comunitário de Saúde Oral foi criado "com o objetivo de responder às necessidades de tratamento na área da saúde oral e no combate à obesidade, promovendo estilos de vida saudáveis, como forma de melhorar os indicadores de saúde da população do Seixal", refere a direção.
O Centro conta com um grupo multidisciplinar de profissionais de saúde, para responder de forma mais concreta às necessidades da população.
A Associação Portuguesa Promotora de Saúde e Higiene Oral é "uma associação de caráter social, cultural e juvenil, sem fins lucrativos, constituída em 2005, cujo objetivo é a promoção de ações de sensibilização que promovam a melhoria da saúde oral, junto de crianças, jovens, idosos, indivíduos imunodeprimidas, toxicodependentes e camadas populacionais economicamente mais desfavorecidas, através de ações de caráter social, cultural, educativo, saúde e higiene oral", diz Octávio Rodrigues. 


Comentários