‘Dar asas ao conhecimento: fazer acontecer’ convenceu júri
A Escola Básica Vale da Amoreira, na Moita, foi uma das três vencedoras, a nível nacional, do segundo desafio do projecto EDP ‘Tagga o teu futuro’. A iniciativa envolveu milhares de alunos, dos 12 aos 18 anos, e centenas de escolas de todo o país, que visa promover a mudança na sociedade para uma maior diversidade e inclusão. ‘Dar asas ao conhecimento: fazer acontecer’ foi o projecto apresentado pela escola do Vale da Amoreira, considerado um dos de maior impacto com soluções mais criativas.
Alunos do Vale da Amoreira com projeto inovador |
Na iniciativa que envolveu milhares de alunos de centenas de escolas de todo o país, o estabelecimento de ensino do Vale da Amoreira destacou-se, conseguindo vencer com o projecto ‘Dar asas ao conhecimento: fazer acontecer’ e vai agora convidar profissionais das áreas de interesse dos alunos para sessões práticas e troca de experiências.
Os dois outros projectos vencedores, apurados no final do ano lectivo, foram os do Centro de Educação Integral, em São João da Madeira, e do Externato Cooperativo da Benedita em Alcobaça. Os vencedores vão receber o apoio da EDP e da Inspiring Future, além da mentoria do músico Jimmy P, na implementação dos respectivos projectos.
Na sexta-feira, 20, realizou-se o encontro das escolas vencedoras do segundo desafio do projecto na sede da EDP, que contou com a presença de cerca de 150 alunos e professores das escolas premiadas, Margarida Pinto Correia da Fundação EDP e Jimmy P, embaixador do projecto.
Recorde-se que, na primeira fase do projecto, os jovens foram convidados a assinalar no site [taggaoteufuturo.edp.pt] qual a sua profissão de sonho sem barreiras nem preconceitos, sendo que as escolas com mais ‘tags’ receberam um concerto do Jimmy P.
“Desde o arranque deste projecto tem sido visível o entusiasmo dos jovens – as gerações de futuro – em torno de causas que lhe são próximas. Na EDP queremos espoletar uma cidadania activa, despertar consciências para a necessidade de uma mobilização efectiva para que todos, independentemente da sua origem, condição social e género, possam ter oportunidades iguais”, explicou João Tavares, diretor Adjunto de Recursos Humanos da EDP, responsável pela área de Diversidade e Inclusão.
“Foi esse o nosso objectivo desde a primeira hora: desafiar os jovens a terem um papel positivo para a mudança de mentalidades, desta forma dando o seu contributo para uma sociedade mais inclusiva”, concluiu o responsável.
O projecto EDP ‘Tagga o Teu Futuro’, lançado em Março com o músico Jimmy P como mentor, envolveu milhares de alunos de centenas de escolas de todo o País. Na segunda fase do desafio, em parceria com a Associação Inspiring Future, uma equipa da EDP deslocou-se ao terreno para mobilizar os alunos a debater em contexto de aula as limitações das suas inspirações profissionais e a reflectir sobre possíveis soluções, identificando os recursos necessários para o efeito.
Agência de Notícias
Comentários
Enviar um comentário