Barreiro investe no combate ao insucesso escolar

"Quanto mais cedo aprenderem, mais fácil será a aprendizagem no futuro" 

No âmbito do Projeto Educativo Municipal Prevenção e Redução do Abandono Escolar, a autarquia do Barreiro, atribuiu 12 computadores portáteis e conjuntos de kits de ciências experimentais, na Escola da Cidade Sol. Ao longo deste ano lectivo, serão abrangidas todas as escolas do 1° ciclo do concelho, através de um projecto apresentado no âmbito da candidatura a fundos do programa de fundos comunitários Portugal 2020. Um projecto através do qual a autarquia “visa promover o sucesso escolar dos estudantes, através do financiamento de planos integrados e inovadores”, disse Frederico Rosa, presidente da Câmara local.   
Barreiro contra o insucesso escolar 

Simuladores do sistema solar, microscópios, globos terrestres, kits para o estudo da anatomia, balanças de precisão, kits de energia verde, bússolas, conjunto de minerais, rochas e fósseis foram entregues a alunos, com o objectivo de despertar o gosto pela aprendizagem
No acto da entrega dos kits educativos, Frederico Rosa sublinhou ainda a importância deste material, uma vez que irá permitir que “os alunos fiquem melhor preparados para o 2º ciclo”, não esquecendo que “a sua tarefa número um é aprender e depois brincar”, comentou o presidente.
A vereadora Sara Ferreira considerou ainda a educação “muito importante” expressando votos de sucesso a todos os alunos. No parecer da responsável da área da educação “quanto mais cedo aprenderem, mais fácil será a aprendizagem no futuro para, assim, poderem ser cidadãos mais felizes”.
Por seu lado, a directora do Agrupamento de Escolas de Santo António da Charneca, Manuela Espadinha, destacou o facto de o “seu” agrupamento ser o ponto de partida para o lançamento desta iniciativa. Sendo este um agrupamento com características muito específicas, “onde todas as crianças devem ter os mesmos direitos a aprender”.
Para as novas abordagens para a Aprendizagem da Matemática, o representante da Lusoinfo, Professor César Pereira, anunciou ainda a existência, para breve, da nova plataforma Barreiro Educa +. Esta terá inúmeras aplicações e variados recursos pedagógicos para alunos, tais como, apps de conteúdos, guiões de exploração, pdfs de actividades, jogos e vídeos.

Agência de Notícias com Câmara do Barreiro 

Comentários