Feira de Alcácer do Sal começa sexta-feira

Mostrar o que Alcácer tem de melhor... com horror e música à mistura

A Feira de Turismo e das Atividades Económicas de Alcácer do Sal, abre portas esta sexta-feira com diferentes propostas, desde música e gastronomia até um raid equestre e um festival de horror, divulgou o município. O certame, que pretende divulgar "o melhor de Alcácer", realiza-se até segunda-feira no Parque de Feiras e Exposições da cidade, numa organização da câmara municipal, em colaboração com a Caixa de Crédito Agrícola de Alcácer do Sal e a Associação de Agricultores do concelho. "A edição deste ano vem demonstrar o crescimento que Alcácer do Sal está a ter com o aumento da procura de investidores, como a construção de três novos hotéis de quatro estrelas e fortes investimentos na zona da Comporta e no setor do agroalimentar", disse o presidente do município alentejano, Vítor Proença. Ciganos D'Ouro (sexta-feira), Amor Electro (sábado), Blaya (domingo) e Calema (segunda-feira) são as escolhas do cartaz musical deste ano.
Alcácer do Sal está em festa a partir de hoje  


A 29.ª edição da Feira de Turismo e das Atividades Económicas (Pimel) inclui exposição de gado e máquinas agrícolas, corrida de toiros, expositores, concursos de mel, doçaria e petiscos, tasquinhas, 'wine bar', colóquios e espaço criança.
De acordo com o autarca, o certame realiza-se pela última vez no atual Parque de Feiras e Exposições, uma vez que o Tribunal de Contas (TdC) "já deu o visto" para avançar com a reconversão urbanística do espaço.
"Em Julho, vamos avançar com a empreitada de reconversão urbanística do Parque de Feiras e Exposições, uma obra no valor de 3,5 milhões de euros que vai inviabilizar a realização da Feira de Outubro, assim como a edição do próximo ano da Pimel, que, no decorrer dos trabalhos, irão realizar-se na margem sul de Alcácer do Sal", disse.
O programa deste ano, que conta com 130 expositores, marca igualmente o regresso, após uma década de ausência, do raid equestre, no próximo sábado, uma competição contrarrelógio para testar a velocidade e a resistência de um cavalo, organizada pela Associação de Resistência Equestre Portuguesa.
"A componente equestre sempre enriqueceu a Feira de Turismo e das Atividades Económicas, pelo que consideramos que, após dez anos de interregno, está na altura desta feira e de Alcácer do Sal voltarem a receber o Concurso Nacional de Endurance, prova que harmoniza a resistência equestre com o cavaleiro e a natureza", referiu.
A atividade equestre concentra-se na zona do picadeiro, que vai receber batismos a cavalo, demonstração de volteio, aula de sela, obstáculos e "pas de deux", a cargo da Escola de Equitação "Entre Amigos - Atividades Equestres", da Herdade de Montalvo.

O horror chega a Alcácer do Sal 
Ainda no âmbito da Pimel, decorre, no jardim municipal de Alcácer do Sal, o 'Horror Fest', um festival de teatro imersivo que propõe, entre sexta-feira e domingo, dar a conhecer as principais lendas locais, como a "Luz da Caniceira", a "Moura Encantada" ou as "Bruxas de Salema".
Durante três dias e tendo como base histórias antigas contadas pelo povo, o público é convidado a participar em diferentes experiências, onde o horror está à espreita, seja numa peça de teatro, num 'escape room', num percurso com efeitos especiais ou num jogo emersivo intitulado 'Mundo Apocalíptico'.
"É um projeto inédito em Portugal que está a suscitar muito interesse do grande público, uma vez que já conta com centenas de participantes inscritos", acrescentou Vítor Proença.
O Pavilhão Gracieta Baião, a praça das Tasquinhas e as ruas do recinto vão receber também jogos tradicionais, provas desportivas, dança e cantares regionais, a cargo das associações culturais e desportivas do concelho.
O cartaz musical da Feira de Turismo e das Atividades Económicas, que espera a visita de cerca de 10 mil pessoas, leva a Alcácer do Sal os concertos de Ciganos D'Ouro (sexta-feira), Amor Electro (sábado), Blaya (domingo) e Calema (segunda-feira).

Agência de Notícias com Lusa 
Foto: Câmara de Alcácer do Sal 

Comentários