“Há que dar algum alento aos restaurantes”
Apesar das restrições em estado de emergência, o Seixal anunciou nova rota dos petiscos, a decorrer de 28 de Novembro a 6 de Dezembro: pitéu e cerveja ficam por três euros. O evento promove a “circulação de pessoas” pelas casas de petiscos e “não a sua aglomeração”, garante autarquia. É o 2.º Tour do Pitéu e convida a cirandar por cerca de duas dezenas de casas de petiscos do concelho do Seixal. O certame gastronómico e a ementa, garante a autarquia, inclui “deliciosas iguarias tradicionais, trazidas de vários pontos do país”.
Tour do Pitéu para animar restauração do concelho |
Pelas “melhores casas de petiscos do Seixal” será possível saborear um petisco e uma cerveja (20cl) por três euros. É uma rota que “invoca acima de tudo a partilha gastronómica e o convívio saudável”, sublinha a autarquia, que considera que a primeira edição foi “um sucesso” e que o certame já é “uma referência a nível nacional”.
Realizando-se num período complicado da pandemia, é organizado seguindo medidas e “condições de segurança recomendadas pela Direcção-Geral da Saúde”. O ponto positivo destacado: promove “a circulação de pessoas pelos estabelecimentos e não a sua aglomeração”.
O evento é organizado pela Associação de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal com o apoio do município do Seixal.
“O principal objetivo é aumentar a viabilidade do comércio local e a sua atratividade, alavancando o sector da restauração e promovendo a redinamização económica”, sublinha a autarquia em comunicado. "Há que continuar a apoiar a restauração, num momento tão crítico como aquele em que vivemos", refere Joaquim Santos, presidente da autarquia. “Este é um dos sectores da economia que mais tem sido prejudicado pela pandemia, pelo que decidimos realizar a iniciativa novamente este ano, com o objetivo de dar algum alento aos restaurantes do concelho”, adiantando que, “obviamente”, “todas as regras de segurança serão asseguradas”.
Evento num concelho com muitas restrições
Restrições não param tour do pitéu |
Na última renovação do estado de emergência, o Seixal surge na lista de concelhos com “risco muito elevado" e por isso sob várias restrições e medidas de segurança. Para estes concelhos, há manutenção do recolher obrigatório entre as 23 e as cinco da manhã, restaurantes a fechar às 22h30.
Nos fins-de-semana, proibição de circulação na via pública e encerramento de estabelecimentos comerciais entre as 13 e as cinco da madrugada. Nos feriados de 1 e 8 de Dezembro aplicam-se os mesmos horários. Nas vésperas dos dois feriados (30 de Novembro e 7 de Dezembro), os estabelecimentos comerciais terão de encerrar às três da tarde.
Em todo o território nacional, vigora a proibição de circulação entre concelhos das 23 horas de 27 de Novembro às cinco da manhã de dia 2 de Dezembro e das 23 horas de 4 de Dezembro às cinco horas de 9 de Dezembro.
Comentários
Enviar um comentário