GNR apreendeu 164 botijas da ‘droga do riso’ no Monte de Caparica

Três indivíduos com comportamento suspeito detidos em flagrante 

A GNR identificou três pessoas e apreendeu 164 botijas de óxido nitroso, conhecido por ‘droga do riso’, numa ação de patrulhamento no Monte de Caparica, em Almada, foi anunciado nesta terça-feira.  Em comunicado, a GNR adianta que apreensão foi efetuada na segunda-feira por uma patrulha da GNR da Trafaria, que abordou três indivíduos, com idades entre os 27 e os 30 anos, que evidenciavam um comportamento suspeito. Como droga recreativa, é a sétima mais usada do mundo, segundo a Global Drug Survey, uma pesquisa global feita anualmente por meio da Internet com dezenas de milhares de consumidores.
Patrulha da GNR da Trafaria aprendeu 164 botijas

De acordo com a GNR, no interior da viatura onde se encontravam os suspeitos, além das 164 botijas de óxido nitroso foi também apreendido diverso material destinado à inalação deste tipo de gás.
Na nota, a GNR refere que o óxido nitroso é um medicamento sujeito a receita médica, destinado à utilização terapêutica em meio hospitalar.
Segundo revelou à agência Lusa o capitão Nuno Taveira, da GNR de Almada, os militares da corporação já têm feito outras apreensões de óxido nitroso, mas não em tão grandes quantidades como se verificou desta vez na apreensão efetuada no Monte de Caparica.
Os três suspeitos foram identificados e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Almada.
A ‘droga do riso’, é uma substância usada em farmácia e confeitaria cujo uso recreativo começa a ser proibido em alguns países da Europa.
É o gás do riso, um fluido cujas propriedades analgésicas e hilariantes foram descobertas no século XIX pelo dentista Horacio Wells. Ele observou como, após seu consumo, um indivíduo sofria um ataque de riso e um traumatismo grave sem mostrar sinais de dor. Naquele momento, a substância começou a seguir dois caminhos: como anestésico em clínicas odontológicas - e coadjuvante para alguns medicamentos - e como psicotrópico em contextos lúdicos.
Como droga recreativa, é a sétima mais usada do mundo, segundo a Global Drug Survey, uma pesquisa global feita anualmente por meio da Internet com dezenas de milhares de consumidores. Embora seja muito mais segura do que outras, seu consumo começa a causar preocupação nos países em que faz mais sucesso: Alemanha, Reino Unido e Holanda.

Comentários