Festival gastronómico dedicado ao peixe mais famoso da cidade arranca na sexta-feira
A sardinha de Setúbal recebe destaque especial nas ementas do concelho, entre 2 e 11 de Julho, numa semana gastronómica que inclui um passeio interpretativo, uma atividade para crianças e, no último dia, uma sessão de degustação comentada. Um total de 58 espaços de restauração do concelho integra a Semana da Sardinha, durante a qual incluem nas ementas receitas em que este peixe da costa de Setúbal é o ingrediente dominante, com "propostas arrojadas e criativas", diz a autarquia em comunicado. A sardinha é a grande estrela da gastronomia setubalense e o peixe oficial do verão. É nas bancas do Mercado do Livramento, considerado pelo jornal “USA Today” como um dos melhores do mundo, que pode encontrar os mais belos exemplares de sardinhas também conhecida, na cidade, como manjuas.Sardinha vai ser rainha em 58 restaurantes do concelho |
Por tudo isto e muito mais, a sardinha é a protagonista do próximo festival gastronómico da cidade, que decorre de 2 a 11 deste mês.
A Semana da Sardinha é organizada pela Câmara Municipal, no âmbito da marca de promoção da gastronomia local “Setúbal Terra de Peixe”, com os apoios da União das Freguesias de Setúbal, da Docapesca, da Quinta de Catralvos e do Turismo de Portugal.
Um passeio interpretativo, no dia 6, às 10 horas, e uma atividade relacionada com sardinhas, dirigida a crianças dos 3 aos 8 anos, a 10, às 10 horas, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, integram a programação da semana gastronómica.
A iniciativa culmina no dia 11, às 11 horas, no Mercado do Rio Azul, com uma degustação comentada pelo chef Mauro Loureiro, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.
As atividades, de participação gratuita, embora com lotação limitada devido às regras sanitárias, têm inscrições a decorrer até ao dia 8 pelo endereço eletrónico gape@mun-setubal.pt.
Com a Semana da Sardinha, o município de Setúbal "pretende dinamizar a economia local e apostar na promoção dos produtos da região, aliando o turismo à gastronomia", conta a Câmara sadina.
Comentários
Enviar um comentário