Pinhal Novo reforça recolha de lixo porta a porta

Serviço chega ao Bairro Xavier de Lima e Urbanização Vila Paraíso em Outubro

A 3.ª fase do serviço de recolha de resíduos porta a porta tem início a partir de dia 4 de Outubro. Este método será, agora, alargado a mais 200 moradias no Bairro Xavier de Lima e na Urbanização Vila Paraíso, em Pinhal Novo. O projeto arrancou em Junho do ano passado na urbanização Vila Serena e no Bairro Lencastre, em Pinhal Novo já abrange cerca de 800 moradias nas zonas urbanas de Pinhal Novo, Aires e Quinta do Anjo. No lançamento do projeto, Álvaro Amaro, lembrou que Palmela tem "um território extenso, com uma enorme dispersão" e, por isso, a recolha dos resíduos indiferenciados é, para o município, "um desafio enorme". Para superá-lo da melhor forma, é necessário, por um lado, sensibilizar os cidadãos "para a mudança de comportamentos", dizia o presidente da Câmara de Palmela. 
Recolha porta a porta chega ao Bairro Xavier e Vila Paraíso

O projeto, desenvolvido pelo município de Palmela, em conjunto com a Amarsul, contempla o "envio de informação, ações de sensibilização porta a porta e a entrega, aos moradores, de três contentores de 120 litros. O cinzento para a deposição de resíduos indiferenciados, amarelo para embalagens plásticas e metálicas e azul para cartão e papel. 
"O vidro continuará a ser colocado nos vidrões existentes na via pública, para evitar os incómodos causados pelo ruído que a recolha deste resíduo provoca", diz a autarquia em comunicado. 
A recolha é efetuada à porta das habitações, em dias pré-marcados, "evitando deslocações ao contentor para a deposição dos resíduos", explica ainda a autarquia. 
O sistema possui, também, ao nível do espaço público, "benefícios reconhecidos, nomeadamente, a libertação dos passeios para uso dos peões e a diminuição do abandono de resíduos nas ruas", conta a Câmara de Palmela. 
Iniciada em 2020, a recolha porta a porta para utilizadores domésticos abrange, atualmente, cerca de 800 moradias nas zonas urbanas de Pinhal Novo, Aires e Quinta do Anjo. 
"Este é um modelo que, por ser mais cómodo para os cidadãos, tem contribuído para atingir resultados positivos, com o aumento da quantidade de resíduos entregues para recolha seletiva", conclui o comunicado do município. 

Agência de Notícias com Câmara de Palmela 

Comentários