Adriana Ospina, Thais Morell, Sofia Rei e os cubanos Víctor Zamora são cabeças de cartaz
Setúbal volta a ser a capital da música ibero-americana ao receber, até domingo, a sétima edição do Exib Música, com perto de duas dezenas de concertos gratuitos na Praça de Bocage e no Convento de Jesus. A colombiana Adriana Ospina, a uruguaia Maia Castro, a brasileira Thais Morell, a argentina Sofia Rei e os cubanos Víctor Zamora y Sexteto Cuba são cabeças de cartaz da América Latina. Este certame constitui-se como “um espaço de conversa e de encontro, com três dias cheios de esplendor musical e cultural”, sublinhou o vereador da Cultura da Câmara de Setúbal, Pedro Pina. Para o autarca, a cultura “é um espaço de conciliação que une países, mesmo com um oceano a separar”, daí que “Setúbal não abdique da sua cultura e de ser uma cidade aberta a novos horizontes e olhares”.Brasileira Thais Morrel atua no último dia do certame |
De diferentes comunidades autónomas de Espanha vêm as Tanxungeiras, da Galiza, Alba Carmona, da Catalunha, Xabi Aburruzaga, do País Basco, e os Musicando Ensamble, do arquipélago das Canárias.
O cartaz de concertos gratuitos, sempre na Praça de Bocage e no Convento de Jesus, também conta com participação lusa, com atuações de Maria Emília, Monda, Moçoilas, Pedro Mestre e Cardo Roxo.
O certame reserva ainda concertos concebidos em exclusivo para esta edição com música dos dois lados do Atlântico com atuações do argentino Martin Sued e do português Bernardo Couto e do brasileiro Pedro Iaco e o português Manuel Linhares.
Destaque ainda nesta edição do Exib Música, a qual conta com o apoio do OEI Portugal – Oficina de Educación Iberoamericana e várias parcerias, para uma atuação do cabo-verdiano Miroca Paris, a celebrar duas décadas de carreira.
Apresentações musicais, encontros e mostras compõem o evento realizado pelo terceiro ano consecutivo na cidade, uma organização da Associação Exib Música Expo Iberoamericana de Música, juntamente com a Câmara de Setúbal.
A edição deste ano volta a ser de base presencial, depois de ultrapassadas a dificuldades colocadas pela pandemia, mantendo também uma versão de divulgação online por via de streaming para os países ibero-americanos.
A importância da Carta Cultural Ibero-Americana para a cooperação entre países e a definição de projetos culturais foi destacada no dia 21 de Outubro num encontro realizado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no âmbito do evento deste ano.
“Esta carta é muito importante para a consolidação do espaço cultural ibero-americano. É um documento inovador, pois muitas das questões contempladas quando foi aprovado há quinze anos estão claramente presentes na ordem do dia em 2021”, referiu Manuel Gama, investigador do Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da Universidade do Minho.
Este observatório criou, em 2016, um projeto que tem como objetivos refletir sobre a Carta Cultural Ibero-Americana e “incentivar os profissionais do setor cultural a apropriarem-se do documento para o utilizarem no desenvolvimento dos seus projetos”.
Após um primeiro levantamento, a equipa de Manuel Gama concluiu que havia “um enorme desconhecimento da carta e das suas potencialidades quer por parte dos políticos na definição de medidas para o setor, quer pelos profissionais da cultura”.
Numa das iniciativas realizadas no âmbito deste projeto de investigação, duas dezenas de profissionais da cultura foram convidados a participar em encontros nos quais ficaram a conhecer melhor a carta e apresentaram ideias que tinham de ter em conta os fins, princípios e âmbitos de aplicação do documento.
“Alguns projetos concretizaram-se e tiveram sucesso. Por isso, concluímos que é possível os profissionais do setor enquadrarem os seus projetos na Carta Cultural Ibero-Americana.”
Fomentar o diálogo intercultural com a Europa
O cartaz de concertos gratuitos, sempre na Praça de Bocage e no Convento de Jesus, também conta com participação lusa, com atuações de Maria Emília, Monda, Moçoilas, Pedro Mestre e Cardo Roxo.
O certame reserva ainda concertos concebidos em exclusivo para esta edição com música dos dois lados do Atlântico com atuações do argentino Martin Sued e do português Bernardo Couto e do brasileiro Pedro Iaco e o português Manuel Linhares.
Destaque ainda nesta edição do Exib Música, a qual conta com o apoio do OEI Portugal – Oficina de Educación Iberoamericana e várias parcerias, para uma atuação do cabo-verdiano Miroca Paris, a celebrar duas décadas de carreira.
Apresentações musicais, encontros e mostras compõem o evento realizado pelo terceiro ano consecutivo na cidade, uma organização da Associação Exib Música Expo Iberoamericana de Música, juntamente com a Câmara de Setúbal.
A edição deste ano volta a ser de base presencial, depois de ultrapassadas a dificuldades colocadas pela pandemia, mantendo também uma versão de divulgação online por via de streaming para os países ibero-americanos.
A importância da Carta Cultural Ibero-Americana para a cooperação entre países e a definição de projetos culturais foi destacada no dia 21 de Outubro num encontro realizado no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no âmbito do evento deste ano.
“Esta carta é muito importante para a consolidação do espaço cultural ibero-americano. É um documento inovador, pois muitas das questões contempladas quando foi aprovado há quinze anos estão claramente presentes na ordem do dia em 2021”, referiu Manuel Gama, investigador do Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da Universidade do Minho.
Este observatório criou, em 2016, um projeto que tem como objetivos refletir sobre a Carta Cultural Ibero-Americana e “incentivar os profissionais do setor cultural a apropriarem-se do documento para o utilizarem no desenvolvimento dos seus projetos”.
Após um primeiro levantamento, a equipa de Manuel Gama concluiu que havia “um enorme desconhecimento da carta e das suas potencialidades quer por parte dos políticos na definição de medidas para o setor, quer pelos profissionais da cultura”.
Numa das iniciativas realizadas no âmbito deste projeto de investigação, duas dezenas de profissionais da cultura foram convidados a participar em encontros nos quais ficaram a conhecer melhor a carta e apresentaram ideias que tinham de ter em conta os fins, princípios e âmbitos de aplicação do documento.
“Alguns projetos concretizaram-se e tiveram sucesso. Por isso, concluímos que é possível os profissionais do setor enquadrarem os seus projetos na Carta Cultural Ibero-Americana.”
Fomentar o diálogo intercultural com a Europa
Adriana Ospina abriu concertos na Praça do Bocage |
Tendo em conta a linha da diversidade proposta pelo Exib Música, Setúbal acolhe propostas originais da América Latina, de Portugal e de Espanha, que, em conjunto, constituem um encontro de experiências musicais.
Além dos concertos gratuitos para promover projetos musicais de artistas da Península Ibérica e da América Latina, o Exib Música visa a partilha de conhecimentos entre músicos dos dois territórios.
Nesta matéria, o certame proporciona uma plataforma profissional para a realização de reuniões de negócios e ao desenvolvimento de circuitos de mobilidade para circulação musical.
O programa do evento conta ainda com mostras e conversas com artistas da América Latina, assim como performances de rua, visitas guiadas e feiras de produtos locais que ajudam a descobrir Setúbal.
PROGRAMA:
CONVENTO DE JESUS
22 SEX | 16h00 | Conversas sobre o património musical ibero-americano com Yamandú Costa | Brasil
22 SEX | 17h30 | Pedro Iaco e Manuel Linhares | Brasil/Portugal
22 SEX | 18h30 | Alba Carmona | Espanha
PRAÇA DE BOCAGE
22 SEX | 19h30 | Pedro Mestre | Portugal
22 SEX | 20h30 | Maria Emília | Portugal
22 SEX | 21h30 | Miroca Paris | Cabo Verde
22 SEX | 22h30 | Musicando Ensamble | Espanha
23 SAB | 19h30 | Thais Morell | Brasil
23 SAB | 20h30 | Maia Castro | Uruguai
23 SAB | 21h30 | Xabi Aburruzaga | Espanha
23 SAB | 22h30 | Sofia Rei | Argentina
23 SAB | 23h30 | Víctor Zamora y Sexteto Cuba | Cuba
Agência de Notícias
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