Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo qualifica apoio social
A importância do trabalho e respostas sociais prestadas pela Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Setúbal foi destacada a 23 de Março pelo presidente da Câmara sadina, André Martins, na inauguração das novas instalações da instituição. A Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Setúbal está agora no número 16 da Rua Amílcar Cabral, na zona da Quinta do Freixo, perto do Bonfim, num espaço reabilitado e adaptado às necessidades da associação, o que lhe permite ampliar e qualificar os serviços prestados. “Este é mais um passo de extrema importância na vida desta associação, a qual, diariamente, desenvolve um trabalho dedicado para acompanhar e dar as melhores respostas a um problema complexo”, enalteceu o presidente da autarquia, André Martins, na abertura oficial das novas instalações.Associação com novas instalações em Setúbal |
As novas instalações dispõem, de salas de trabalho e de apoio administrativo e foram intervencionadas com obras executadas pela própria associação com apoios mecenáticos.
Nesta matéria, o presidente André Martins afirmou que as novas instalações são, também, o resultado de um compromisso municipal no estabelecimento de parcerias com as associações do concelho, uma vez que “cabe ao poder local estar com e ao lado das pessoas para dar resposta a necessidades da sociedade”.
O apoio municipal foi assinalado pelo presidente da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Setúbal, Jorge Bernardo, na cerimónia de inauguração das novas instalações, realizada no dia em que a associação celebrou o 17.º aniversário. “A Câmara Municipal tem estado sempre ao nosso lado”.
A Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Setúbal apoia, atualmente, perto de uma centena de pessoas, com a prestação de vários serviços. “O crescimento da associação motivou a necessidade de ampliar a nossa capacidade de respostas de apoio a pessoas com autismo, uma área de intervenção complexa”, adiantou Jorge Bernardo.
Perturbação do Espetro do Autismo é o termo que descreve um conjunto de sintomas e características evolutivas, com diversas expressões clínicas e níveis de gravidade, cujas manifestações resultam de disfunções multifatoriais no desenvolvimento do sistema nervoso central.
A componente de apoio à família é o primeiro projeto em desenvolvimento no novo espaço de Setúbal, a qual disponibiliza um conjunto de serviços em matéria de atendimento, acompanhamento psicossocial e de reabilitação, assim como ações de sensibilização e oficinas de promoção de competências.
O presidente da Federação Portuguesa de Autismo, Fernando Campilho, indicou que este novo espaço da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Setúbal constitui “um pequeno passo local, dos muitos que ainda faltam dar a nível nacional, para concretizar uma resposta mais ampla e plena no apoio a pessoas autistas”.
Já o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, ao sublinhar “o trabalho de estabelecimento de parcerias para ampliar a rede de apoio social no território da junta”, destacou as novas condições e capacidade de resposta da associação de Setúbal proporcionadas neste espaço.
A cerimónia de inauguração das novas instalações contou ainda com as presenças, entre outros, do vereador com o pelouro dos Direitos Sociais e Saúde na Câmara de Setúbal, Pedro Pina, da representante do Instituto da Segurança Social Patrícia Inácio e do presidente da Associação de Solidariedade e Desenvolvimento Social, Boris Marcq.
Agência de Notícias
Comentários
Enviar um comentário