Tradição voltou em força ao coração da "capital caramela"
A 7.ª edição do “Mercado Caramelo”, em Pinhal Novo, conquistou milhares de visitantes, que responderam positivamente à proposta de celebração das raízes e identidade locais, boa gastronomia, convívio e animação. O pontapé de saída foi dado dia 6, sexta-feira, ao final da tarde, por Luís Fernandes e Manuel Lagarto (Confraria Caramela), Carlos Almeida (presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo) e Álvaro Amaro (presidente da Câmara de Palmela), com uma saudação especial aos visitantes que saíram à rua, com alegria, já sem as restrições do contexto pandémico, mas em segurança. O presidente da Câmara de Palmela sublinhou, na sua intervenção, o "excelente trabalho" desenvolvido pela organização e comunidade, na promoção "das nossas raízes culturais, valores, produtos e gastronomia".Sara Pessoa uma das animadoras das noites do mercado |
Ao longo de três dias, o Jardim José Maria dos Santos foi palco de um programa diversificado, organizado pela Junta de Freguesia de Pinhal Novo e pela Confraria da Sopa Caramela, com o apoio do município de Palmela e a forte colaboração do movimento associativo, comunidade educativa e agentes locais.
Os ferroviários foram o tema central deste ano, que contou com atividades desenvolvidas em parceria com o Museu- A Estação e o envolvimento das escolas.
Demonstrações de ofícios antigos: ordenha e tosquia manual, fabrico de chouriços e queijos e construção de bonecas de trapo; a recriação de um casamento caramelo; o “Mercadito Caramelo”; a “Telefonia Caramela”, a estreia da Herança, a primeira telenovela caramela, a segunda edição da mais louca corrida de carrinhos de rolamentos numa das pontes da vila, a desfolhada, a bênção dos animais e muita animação noite dentro trouxeram milhares de visitantes a Pinhal Novo neste fim de semana.
Na área gastronómica, a sopa caramela e o pudim de abóbora (a novidade do ano), foram mais algumas iniciativas que integraram o programa desta 7.ª edição. As noites acabaram em festa com especial destaque para Sara Pessoa que animou - e de que maneira - as "noites loucas do jardim". Hélder Ferreira e Hélio Esteves foram os outros "tocadores" das noites de festa.
Agência de Notícias
Comentários
Enviar um comentário