Sabores e tradições do Sado estiveram em festa na Mourisca

Gastronomia, artesanato, música, dança e atividades desportivas foram atrativos 

O empenho do movimento associativo na organização da Festa do Moinho de Maré da Mourisca foi destacado pelo presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, na abertura da 21.ª edição do evento, que decorreu no último fim de semana.  “As coletividades das freguesias do Sado e de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, num espírito de grande participação, criam as condições nesta festa para se financiarem e desenvolverem as suas atividades ao longo do ano”, sublinhou o autarca na inauguração oficial da festa, na noite do dia 26.
Centenas na Herdade para festejar cultura popular 

André Martins está convicto de que “esta é uma linha a seguir” por todo o movimento associativo, para “ser cada vez menos dependente dos orçamentos da Câmara Municipal e das juntas de freguesia”, num caminho a realizar em conjunto, uma vez que as coletividades “são essenciais na dinamização cultural, social e desportiva e na promoção de uma sociedade mais envolvente e participativa”.
A inauguração oficial da 21.ª Festa do Moinho de Maré da Mourisca, precedida de um apontamento musical pela fanfarra do Corpo Nacional de Escutas 1359 Sado, contou, igualmente, com intervenções dos presidentes das juntas de freguesia que organizam o evento em parceria com a Comissão de Festas do Moinho de Maré da Mourisca e a Câmara Municipal.
O presidente da Junta de Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, Luís Custódio, destacou “a maravilhosa moldura humana” presente na abertura da festa, que regressou “com o mesmo vigor e a pujança de sempre”, após um interregno de dois anos motivado pela pandemia.
Já a presidente da Junta de Freguesia do Sado, Marlene Caetano, sublinhou “o espírito bonito que se vive durante a organização da festa” e que, no seu entender, “é bastante representativo da união entre as duas freguesias”.
Gastronomia, artesanato, música, dança e atividades desportivas foram atrativos da 21.ª Festa do Moinho de Maré da Mourisca, que animou a Herdade da Mourisca nos dias 26, 27 e 28 de agosto.
A gastronomia assume particular destaque no certame, na Herdade da Mourisca, com tasquinhas dinamizadas por perto de uma dezena de coletividades a servirem petiscos como ostras, mariscos, choco frito, feijoada de choco, arroz de lingueirão, pipis e pica-pau.
Um dos momentos altos da festa foi o 20.º Concurso de Gastronomia, que elegeu os melhores pratos confecionados pelas sete tasquinhas participantes.
O primeiro lugar coube ao ensopado de pata roxa da Associação Desportiva e Cultural Os Veteranos de Santo Ovídeo. O ensopado de enguias, da Paróquia do Faralhão e Praias do Sado, no segundo posto, e as pataniscas de choco, da União Desportiva e Recreativa das Pontes, em terceiro, completaram o pódio.
Já os melhores doces e licores apresentados nos stands de produtos regionais concorreram ao 15.º Concurso de Doçaria e ao 15.º Concurso de Licores.
O bolo do tacho, da União Desportiva e Recreativa das Pontes, venceu o concurso de doçaria. Pera bêbeda de Moscatel Roxo, do Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão, e Bosque da Mourisca (cheesecake de frutos silvestres), da Paróquia do Faralhão e Praias do Sado, ficaram nos segundo e terceiro lugares, respetivamente.
No concurso de licores, sagrou-se vencedor o licor de folha de figueira, da Associação de Solidariedade Social da Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra. Nos segundo e terceiro lugares classificaram-se, respetivamente, o licor de laranja do Grupo de Danças e Cantares Regionais do Faralhão, e o licor de hortelã da União Desportiva e Recreativa das Pontes.
A música foi outro atrativo das festividades, que contaram, no primeiro dia, com atuações de Carina Martins e de Sérgio Rossi. A noite terminou com um baile conduzido pelos Irmãos Cabanas.
No dia 27, houve jogo de malha e as atuações da ESTuna, de João Pires e do Grupo Banza. A fechar a noite, decorreu um baile com Hélder Cardoso.
O último da 21.ª Festa do Moinho de Maré da Mourisca, 28, contou com a celebração de uma missa campal, de manhã, e com um momento de dança com o grupo de sevilhanas da União Desportiva e Recreativa das Pontes.
Após o encerramento oficial, que incluiu a cerimónia de entrega de prémios dos concursos gastronómicos, houve concertos com Celina da Piedade e Ana Santos, Nicole Viviana e David Rosa.

Comentários