O festival gastronómico decorre até 30 de Outubro nos restaurantes aderentes
Setúbal é a cidade do choco frito, da sardinha assada nos becos, do carapau no pão, da cavala frita, da caldeirada à setubalense ou das ostras do Sado. No entanto, entre sexta-feira e 30 de Outubro, a cidade é do Salmonete. O festival gastronómico, que elege o peixe sadino como o destaque principal das ementas de vários restaurantes da cidade. Tal como nas edições anteriores, ao longo dos 10 dias, 41 restaurantes propõem receitas tradicionais, como o peixe assado no carvão, e outras mais inovadoras, além de uma degustação comentada com harmonização vínica e uma oficina pedagógica. A iniciativa tem como objetivo ser "um incentivo de promoção turística da região e de dinamização da restauração local, além de apresentar uma vertente pedagógica, que recorda a importância da espécie na história e na gastronomia da cidade, sendo o salmonete de Setúbal famoso em todo o país", explica a Câmara de Setúbal em comunicado.Salmonete volta a ser rei por 10 dias na cidade do peixe |
Além do tradicional salmonete grelhado com molho de fígados, os 41 restaurantes participantes na iniciativa apresentam propostas como papelotes de salmonete, salmonetes de tomatada, consommé de salmonete e pargo com malagueta e figos em pickle, ou salmonete com molho à espanhola e pó de salsa, acompanhado por tagliatelle com cogumelos selvagens, caviar de cebola roxa e telha de miso.
A primeira atividade associada é uma oficina pedagógica a partir do conto “História da Baleia”, de António Sérgio, a realizar a partir das 15h30 de 22 de Outubro na Biblioteca Municipal de Setúbal com o objetivo de dar a conhecer o Salmonete Vermelhete, nomeadamente as suas características, onde vivem e de que se alimentam.
No dia de encerramento da Semana do Salmonete, 30 de outubro, a atividade “Encontros prováveis” inclui, a partir das 17h30, uma visita guiada à Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e à Galeria Municipal do 11, no mesmo edifício, e uma degustação de salmonetes comentada pelo chef Luís Alves, acompanhada por uma harmonização vínica com Saramago Vinhos.
A participação nesta atividade é igualmente gratuita, mas com um número limitado de pessoas, pelo que também é necessária inscrição prévia até 26 de Outubro, que deve ser feita aqui.
Comentários
Enviar um comentário