Feira de Maio decorre até domingo na Moita

Feira regional marca o arranque da época de festas no concelho

Até domingo prepare-se para o arranque das comemorações populares no concelho da Moita. A festa está garantida. A Feira Regional de Maio está de regresso para mais uma edição cheia de tasquinhas, música e muita diversão. A abertura oficial decorreu na quinta-feira, com um discurso de boas-vindas pelo presidente da Câmara da Moita, Carlos Albino. A Banda Filarmónica da Moita deu início às festividades que se prolongaram noite dentro. "Este ano, à semelhança do ano passado, haverá vários pontos de animação com espetáculos musicais espalhados pela vila da Moita", explica a autarquia em comunicado. 
Gastronomia, tauromaquia e muita animação até domingo 

Mas nem só de música se faz esta Feira de Maio. Haverá ainda muitas atividades ligadas à tauromaquia, dirigidas a miúdos e graúdos. O programa irá também contar com a participação de algumas associações do concelho, que irão animar o Largo do Mercado e o Largo Conde Ferreira, na tarde de sábado.
O Almoço da Feira, volta à rua, no domingo, como forma de dinamizar o comércio local e como ponto de encontro de gerações. Esperam-se quatro dias de muita animação. Motivos não vão faltar para fazer parte desta grande festa. 
“De ano para ano, apercebemo-nos que há mais visitantes. Até pela divulgação que fazemos, esperamos milhares de pessoas”, diz Sara Silva, vice-presidente da Câmara Municipal e responsável pelo pelouro da Cultura. E para isso muito contribui a forte componente tauromáquica que integra a programação do certame.
“A Feira de Maio tem na tauromaquia o seu elemento mais marcante. E sendo este um dos primeiros eventos do ano ao nível da festa brava atrai sempre inúmeros visitantes”, conta a autarca, sem deixar de realçar o peso que as outras várias atividades programadas também têm na atracão de locais e forasteiros. 
“Desde a animação musical ao desporto, da área da restauração, com zona de tasquinhas, ao contributo proporcionado pelo movimento associativo”, sublinha a autarquia. 
A Feira de Maio é "uma espécie de casamento perfeito entre as diversas raízes culturais que concorrem para o ADN local". 
A corrida de toiros [que tem lugar a partir das 16 horas de domingo, na Monumental Daniel do Nascimento], além de outras atividades relacionadas com a tauromaquia e dirigidas às várias faixas etárias. Em termos de espetáculos, as acuações do grupo Raya Evolution, de Sevilha. ‘Soledad’, da Sociedade Estrela Moitense, Jorge Nice, Miguel Bravo, bateria de samba, danças medievais e cante alentejano e cavaquinhos da Universidade Sénior da Moita, são momentos altos do evento. O espetáculo com Cláudia Martins e os Minhotos Marotos, a partir das 22 horas, na Praça da República, e o fogo-de-artifício na Caldeira da Moita, à meia-noite, encerram as festividades no domingo. 

Comentários