Galeão espanhol reforça Festas da Baía em Setúbal

Evento termina no sábado e inclui mostras gastronómicas, música e passeios para ver os golfinhos 

O galeão espanhol Pascual Flores, com mais de 34 metros de comprimento, já se encontra em Setúbal, no âmbito das inéditas Festas da Baía de Setúbal, organizadas pela Câmara Municipal com parcerias, que decorrem até 30 de Setembro. Com a partida do navio-escola Sagres, o galeão espanhol, acostado no cais 2 do porto de Setúbal, é agora a grande atração da zona ribeirinha, estando disponível para visitadas, quinta e sexta-feira, das 10 às 17 horas, a par da caravela Vera Cruz e dos veleiros Polar e Zarco, todos portugueses.
Festa da Baía com convidado internacional 

As visitas a embarcações são um dos pontos altos das Festas da Baía de Setúbal 2023, organizadas pela Câmara Municipal, Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e Aporvela com o objetivo de proporcionar um conjunto de iniciativas de valorização da ligação da cidade ao rio e de promoção de Setúbal e das suas condições naturais privilegiadas, bem como do porto que celebra este ano cem anos de existência.
A mostra gastronómica “Setúbal no Largo”, com tasquinhas e animação musical, tem a participação de associações de pescadores e produtores de ostras e showcookings ao vivo por chefs da restauração e vinho, decorre no Largo José Afonso até ao final das festas, entre as 18 e as 23 horas na quinta e sexta-feira, dias 28 e 29, e entre as 12 e as 15 e as 18 e as 23 horas no sábado, 30.
Os showcookings são de participação gratuita e limitada ao número de lugares disponíveis, devendo os interessados inscrever-se através do endereço gpe@mun-setubal.pt até às 15h00 do dia de cada demonstração culinária.
Os vinhos da península e a gastronomia de mar estão disponíveis em cinco restaurantes participantes do certame, que ainda conta com espetáculos de stand up comedy, a 27, com Folk Sado, a 28, Dixit Band, a 29, e Jorge Nice, a 30, a encerrar o programa de animações no Largo José Afonso.
Nos dias 29 e 30, sexta-feira e sábado, realizam-se mais duas sessões de pintura ao vivo de embarcações tradicionais por artesãos no Largo José Afonso, entre as 19 e as 23 horas.
Um conjunto de exposições sobre a importância do porto de Setúbal e as atividades tradicionais do Sado continuam até ao final da edição inaugural do certame – “100 Anos, Um Porto, Um Rio, Uma Cidade”, no Largo José Afonso, e “100 Anos Navegando pela História”, no cais 2, são visitáveis diariamente das 10h00 às 23h00, enquanto na Praia da Saúde decorre a mostra de rua “Olhar os Pescadores na Baía de Setúbal”.
Já a Casa da Baía acolhe a exposição “O construtor de barcos”, de Júlio Figueiras, com réplicas, fotos e diagramas originais de embarcações tradicionais do Sado, patente ao público diariamente entre as 10 e as 20 horas.
Em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, há passeios gratuitos no Sado em embarcações tradicionais e outras nos dias 28, 29 e 30, com saídas às 11e às 15 horas e vai ter lugar uma ação de sensibilização e boas práticas sobre os “Golfinhos Roazes”, no dia 28, no auditório do Mercado do Livramento, entre as 11 e as 12 horas. Ambas as atividades têm inscrição através do endereço de correio eletrónico rnes@icnf.pt.
Passeios pedestres e peddy papers, o Rally-Cruzeiro Lisboa-Setúbal, no penúltimo dia do certame, com partida às 11 horas, e o lançamento do Festival de Papagaios de Papel, no dia 30, às 17 horas são atividades que também compõem o programa das Festas da Baía de Setúbal 2023.

Comentários