O ADN de Maria Sampaio candidata a Miss Lisboa 2023

"Quero compartilhar a mensagem de que cada jovem mulher possui um poder inato para alcançar seus objetivos"

A beleza da mulher está no olhar, num sorriso ou num simples gesto. Ela é capaz de expressar sua sensualidade com naturalidade, a beleza mede-se no corpo e revela-se nas palavras e dos gestos. Está dentro de cada uma e fora é só uma questão de gosto. As mulheres e as meninas que concorrem ao concurso de "mais bonitas" do país nas três categorias merecem essa avaliação e esse reconhecimento. Maria [Mia para os amigos], uma loira sensual, é uma mulher simples, mas com "grandes ambições e sonhos que desejo concretizar"", disse em entrevista exclusiva à ADN. Tem aprendido que a vida é "uma mistura de desafios e vitórias, e a jornada até aqui tem sido um testemunho de perseverança e resiliência". É mais uma candidata para conhecer nas linhas da ADN. 
Maria Sampaio é candidata a Miss Lisboa 2023

Concorre a miss Lisboa e vai apresentar-se na final com vontade de fazer o maior feito da sua vida. Quer baralhar quem avalia e sente-se preparada para todas as provas e todos os desfiles.
Mas começamos pelo inicio das coisas. "Decidi participar no concurso nacional de beleza quando percebi que poderia unir as minhas paixões pessoais de cuidados com a beleza e a preocupação com o meio ambiente a uma plataforma que me permitisse transmitir uma mensagem mais ampla", começou por  dizer Maria. 
"A beleza vai além da aparência física e inclui cuidar de si mesmo, da mente e do mundo ao nosso redor. Quero utilizar esta oportunidade para destacar a importância da saúde integral, bem-estar emocional e a necessidade urgente de preservar e proteger o meio ambiente. Acredito que a beleza autêntica está em cuidar de nós mesmos e do planeta que compartilhamos", realça. 
Estará a caminho de um sonho? Como todas as candidatas quer chegar e trazer a faixa e a coroa. "Ganhar o título de Miss Lisboa é realmente um sonho que acalento. Não apenas pela oportunidade de representar esta região de forma positiva, mas também porque me permitiria usar essa plataforma para inspirar outras pessoas a perseguirem os seus próprios sonhos. Quero ser uma voz que encoraja a nunca perder a esperança, a acreditar na realização de objetivos e a compartilhar o poder transformador de nunca desistir. Além de ser um emblema da beleza, desejo ser um exemplo de determinação e apoio para todos aqueles que buscam tornar realidade os seus sonhos mais profundos", diz. 
Se for eleita Miss de todo o distrito, "a primeira coisa que faria seria abraçar essa responsabilidade com entusiasmo e dedicação. Utilizaria essa posição como uma plataforma para inspirar e encorajar outras pessoas a perseguirem os seus sonhos, não importa quão grandes ou desafiadores eles possam parecer. Gostaria de compartilhar histórias inspiradoras, organizar eventos motivacionais e proporcionar oportunidades para que todos possam acreditar em si mesmos e alcançar os seus objetivos". 
E não é só. "Além disso, aproveitaria a visibilidade para transmitir uma mensagem forte sobre a importância do meio ambiente. Através de parcerias com organizações locais, promoveria iniciativas de conscientização ambiental, plantações de árvores, limpezas de praias e outras ações que contribuíssem para um mundo mais sustentável. Ser Miss seria uma oportunidade para ser uma voz de mudança, inspirando tanto no âmbito pessoal quanto em questões ambientais", conta a candidata. 
Quem pensa que uma miss é só um corpo bonito está profundamente enganado. "Definitivamente, o que mais me fascina na área de concursos de beleza, como o Miss Portugal, é a ênfase nos desafios sociais e ambientais. Essa abordagem vai além da aparência e reconhece que a beleza é profundamente ligada à nossa capacidade de fazer a diferença no mundo. A oportunidade de usar a visibilidade e a influência de um título de beleza para abordar questões sociais importantes, como igualdade, inclusão e empoderamento, assim como as preocupações ambientais, como a sustentabilidade e a proteção do nosso planeta, é o que verdadeiramente me inspira", sublinha. 
De acordo com Maria Sampaio, "a beleza autêntica é uma combinação de cuidado consigo mesmo, dos outros e do meio ambiente. Ao enfatizar esses aspectos, o concurso torna-se uma plataforma significativa para promover mudanças positivas e duradouras na sociedade. O poder de influenciar e inspirar outros a se juntarem a essas causas é o que mais me fascina nessa área, e é uma oportunidade que valorizo verdadeiramente". 

"Uma jornada que pode moldar o caráter e inspirar realizações futuras" 
Mia quer ser um exemplo para muitas jovens 
Que imagem gosta de passar para as pessoas? "Certamente, o que mais desejo é ser um exemplo inspirador para jovens mulheres. A imagem que gostaria de transmitir é a de que os sonhos podem ser transformados em realidade através da perseverança, confiança e dedicação. Quero mostrar que qualquer desafio, por maior que seja, pode ser superado com determinação e trabalho árduo. Quero ser um reflexo vivo de que as barreiras podem ser quebradas e as limitações podem ser superadas quando se acredita em si mesma. Quero compartilhar a mensagem de que cada jovem mulher possui um poder inato para alcançar seus objetivos e que, muitas vezes, a jornada para a realização começa com um primeiro passo corajoso em direção aos seus sonhos. Se eu puder inspirar alguém a não desistir e a perseguir seus objetivos com paixão e determinação, considerarei meu propósito cumprido", 
Qual a importância deste tipo de concurso na vida de uma mulher? "O concurso nacional de beleza desempenha um papel significativo na vida de uma mulher, proporcionando uma oportunidade única para concretizar sonhos e superar limitações. É uma plataforma que vai além da beleza exterior, permitindo que as mulheres mostrem sua força interior, determinação e habilidades. Para muitas, como eu, é um meio para demonstrar que, com esforço e dedicação, nada é impossível. Participar nesse concurso não só permite a realização pessoal, mas também possibilita inspirar outras mulheres a acreditarem em si mesmas e a perseguirem seus próprios objetivos. É uma chance de representar valores, causas e mensagens importantes, como a importância da perseverança e da superação", aponta. 
Ao enfrentar desafios e competir de maneira saudável, "as participantes têm a oportunidade de desenvolver confiança, habilidades de comunicação e autoestima, que são qualidades valiosas em todos os aspectos da vida. O concurso, portanto, é mais do que um mero evento; é uma jornada que pode moldar o caráter, inspirar realizações futuras e mostrar que, com determinação e trabalho, os sonhos podem se tornar realidade", contou ainda Maria. 

Uma mulher simples mas com grandes ambições e sonhos
Candidata quer orgulhar o concelho de Odivelas e a capital do país 
Mia, como é conhecida, é uma representante orgulhosa do distrito de Lisboa, mais especificamente da "encantadora cidade de Odivelas". A cidade é, diz-nos, "uma fusão de tradição e modernidade, onde a diversidade cultural floresce e se une em perfeita harmonia. As suas ruas pitorescas, praças acolhedoras e a energia contagiante dos seus habitantes fazem de Odivelas um lugar verdadeiramente especial", confessa. 
"Uma das razões pelas quais tenho uma imensa admiração pelo distrito de Lisboa é a sua notável dedicação à inclusão e à preservação ambiental. Projetos inovadores e iniciativas eco-friendly têm sido implementados para garantir um futuro sustentável para as gerações vindouras. É inspirador ver como a comunidade se une para cuidar do nosso planeta e criar um ambiente que possamos desfrutar por muitas décadas", realça a candidata. 
Maria Conceição Gonçalves Sampaio , 22  anos, um metro e setenta de simpatia, descreve-se com "uma mulher simples, mas com grandes ambições e sonhos que desejo concretizar. Tenho aprendido que a vida é uma mistura de desafios e vitórias, e a jornada até aqui tem sido um testemunho de perseverança e resiliência. Com 22 anos, estou a estudar psicologia, uma área que considero fundamental para ajudar jovens a desbloquear todo o seu potencial. O meu desejo é ser uma influência positiva na vida deles, ajudando-os a tornarem-se o melhor que podem ser e a superar quaisquer obstáculos que possam surgir no caminho.
"Na jornada da vida, as quedas não definem o destino, mas sim a coragem de se levantar e continuar", é a sua frase de vida. A melhor coisa do mundo é "chegar ao final da meta e ver os meus sonhos concretizados". 
As Spice Girls, em Viva Forever, inspiram-na no dia a dia. "Tal como toda a gente tenho as minhas inseguranças". Não revela o que gosta mais no seu corpo mas diz que o que mais gosta na sua  personalidade é "a capacidade de ouvir e compreender as pessoas ao meu redor". 
A beleza é impressionante, os olhos vêem apenas uma parte da sua beleza, mas a sua maior beleza está por dentro, no coração. E Odivelas, o distrito de Lisboa, o país e o mundo irão descobrir isso. 

Paulo Jorge Oliveira 
ADN-Agência de Notícias  

Comentários