Setúbal vai ter feira de livros e discos associados à luta pela liberdade

A Feira acontece de 26 a 29 de Outubro no Cais 3 do porto de Setúbal

Com curadoria do jornalista Pedro Tadeu, a iniciativa organizada pela Câmara de Setúbal, no âmbito do projeto Venham Mais Vinte e Cincos, que assinala os 50 anos do 25 de Abril, oferece uma programação "abrangente e eclética, dirigida a todos os públicos, colocando a tónica na promoção de obras políticas e da música de intervenção", lê-se numa nota da autarquia. A Feira do Livro e do Disco Políticos acontece de 26 a 29 de Outubro, no Cais 3 do porto de Setúbal.
Livros e discos associados ao 25 de Abril estão em feira 

A inauguração está marcada para a próxima quinta-feira, às 19 horas, com a presença do presidente do município, André Martins, seguindo-se um espetáculo do músico setubalense João Mota, com o projeto a solo 'Et Toi Michel'. 
Às 20 horas há "Panfletos (ao vivo) – A história dos hinos nacionais portugueses", por Pedro Tadeu, e, uma hora depois, José Pacheco Pereira fará a apresentação de livros políticos do arquivo Ephemera. O primeiro dia termina com um manifesto musical, com a participação do artista setubalense Leonardo Silva.
Além de Pedro Tadeu, Viriato Soromenho-Marques, Ferreira Fernandes, Miguel Tiago e José Pedro Castanheira são alguns dos autores que marcam presença na primeira edição da iniciativa, a qual reserva um espaço para as crianças e também uma zona de restauração e lazer.
A zona de expositores conta com as participações da Livraria Bertrand, Livraria Culsete, Ephemera, Associação José Afonso, Restart Vinil, Tradisom – Editora Discográfica, Edições Avante/Página a Página – Divulgação do Livro, SA, Editora Gato Bravo, União de Resistentes Antifascistas Portugueses – URAP, Método & Argumento – Livros Usados, Edições Tinta-da-China, Museu do Trabalho Michel Giacometti e Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.
A par dos expositores, o certame, que funciona das 19 às 23 horas, no dia 26, das 10 às 23 horas nos dias seguintes, dará espaço a propostas de programação convergente, como apresentação de livros, palestras e sessões de autógrafos.
A organização aproveita para revelar que a segunda edição da feira, em 2024, ficará marcada pelo lançamento do 1.º volume da Enciclopédia da Música Política Portuguesa, numa parceria com a Antena 1 e a Associação José Afonso, e o lançamento do Álbum de Abril, uma coletânea de músicas de intervenção gravada por vários músicos na Casa da Cultura de Setúbal.

Comentários