Capela de São Sebastião em Sesimbra é inaugurada a 12 de Dezembro

 

A Capela de São Sebastião é um dos edifícios mais antigos da vila

A Capela de São Sebastião, o templo mais antigo da vila de Sesimbra, é inaugurada a 12 de Dezembro, após obras de reabilitação levadas a cabo pela Câmara Municipal. A capela, situada na Rua D. Sancho I, em Sesimbra, foi construída em 1484 pelos mareantes e mandadores sesimbrenses em devoção ao São Sebastião, santo protetor contra a peste e doenças originadas por via marítima. "Esta aposta é, por um lado, uma forma de preservar a memória coletiva e a vasta história deste território e, por outro, uma estratégia de valorização do município em termos turísticos", explica a autarquia. Construída no século XV, a Capela de São Sebastião é um dos edifícios mais antigos da vila de Sesimbra. O investimento foi superior a 800 mil euros.
Monumento foi totalmente recuperado 

Apenas os registos das visitações das ordens religiosas dão algumas pistas de como seria a capela original. A Visitação da Ordem de Santiago, em 1516, refere que seria feita de “paredes de pedra e barro, madeira de castanho, [e] ocupava uns modestos 93,7m2”, sabe-se ainda que a capela-mor teria paredes forradas a azulejos.
Em 1911, mediada pela lei da separação dos bens da Igreja, acabou por ser entregue à Câmara Municipal, tendo passado a funcionar como armazém de apoio ao cemitério e como viveiro municipal de jardinagem.
Sem qualquer intervenção de caráter estrutural desde a sua construção, o edifício foi-se degradando e encontrava-se em avançado estado de ruína, em cobertura, e com paredes estruturais instáveis.
Para devolver a dignidade a este imóvel simbólico e intimamente associado à história de Sesimbra, a Câmara Municipal decidiu, no seguimento da aposta de valorização do património, "desenvolver um projeto com o objetivo de reabilitar e revitalizar a ermida, e promover o seu usufruto por parte da comunidade", sublinha a autarquia. 
Com várias reconstruções e usos ao longo de cinco séculos, até chegar ao estado de ruína, a Capela foi alvo de um cuidadoso trabalho de recuperação, que começou em 2017, com as sondagens e escavações arqueológicas, para se perceber como o edifício foi evoluindo no espaço e que usos teve ao longo do tempo.
Parte da obra foi executada com base em métodos tradicionais, com argamassas à base de cal e areia. No seu interior, a traça original apresenta uma nave ampla, de onde se destaca o arco triunfal, uma peça muito importante de cantaria em pedra do Zambujal. A Capela de São Sebastião abre portas transformada num espaço cultural com uma das melhores vistas sobre a vila e o mar.
A cerimónia de inauguração está agendada para as 11 horas, com o descerramento da placa pelo presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, seguindo-se a apresentação e visita ao monumento com o arquiteto Armindo Pombo.

Comentários