Iniciativa valoriza prémio atribuído ao município de Setúbal

Projeto “permite que ao jovens possuam a consciência do território onde vivem, intervindo sobre ele” 

A importância do Consciente(mente)!, projeto de voluntariado da Câmara de Setúbal premiado recentemente, para o desenvolvimento da consciência cívica dos jovens e para a transformação do território foi destacada nesta segunda-feira pelo vereador Pedro Pina. “Os jovens que aderem ao Consciente(mente)! fazem política ao tomarem nas suas mãos, através de uma ação cívica, a transformação do território”, afirmou o autarca em cerimónia realizada na Casa do Largo, que assinalou a atribuição do primeiro lugar nos Prémios Regionais de Boas Práticas de Voluntariado Jovem 2023 ao município de Setúbal pelo desenvolvimento do projeto. 
Descerramento de placa alusiva ao prémio do IPD

O projeto de voluntariado para promoção da defesa do meio ambiente foi distinguido em Dezembro com o primeiro prémio ao nível da região de Lisboa e Vale do Tejo numa iniciativa do Instituto Português do Desporto e da Juventude para reconhecer as boas práticas de promoção do voluntariado jovem.
Para o vereador Pedro Pina, que detém o pelouro da Juventude, o projeto “permite que ao jovens possuam a consciência do território onde vivem, intervindo sobre ele”, tendo, em 2023, envolvido a participação de 33 voluntários em diversas iniciativas, que contemplaram a pintura e requalificação de equipamentos públicos, ações de recolha de resíduos e atividades de sensibilização ambiental.
O autarca salientou que a atribuição do prémio do Instituto Português do Desporto e da Juventude à Câmara de Setúbal “dá sentido à decisão da autarquia de ter uma Divisão da Juventude que consubstancia a ideia de que é importante fazer política com os jovens e para os jovens”.
Na cerimónia do dia 22 de Janeiro, que incluiu o descerramento de uma placa alusiva à distinção atribuída ao município, a diretora regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Eduarda Marques, salientou que este foi “o reconhecimento de um trabalho desenvolvido por uma equipa que passou da teoria à ação”- 

Este projeto começou durante a pandemia, em 2020
Um bom projeto que nasceu durante a pandemia 
Eduarda Marques considera que o projeto contribui para “desenvolver nos jovens o gosto pelo local onde vivem”, levando-os a passar a mensagem de que “é importante conseguirmos transformar o território e tornar a vida dos outros mais feliz”.
Filipa Bento, uma das técnicas municipais responsáveis pela dinamização do Consciente(mente)! em parceria com as juntas de freguesia do concelho, ao abrigo do programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, fez um breve balanço da implementação do projeto, que na terceira edição, em 2023, envolveu um total de 33 jovens, com idades entre os 14 e os 24 anos.
“Este projeto começou durante a pandemia, em 2020, e os resultados têm sido muito positivos, quer no crescimento das dinâmicas e ações desenvolvidas, quer no número de jovens que se vão inscrevendo”. 
A cerimónia de celebração do prémio do IPDJ atribuído ao Consciente(mente)! contou com a exibição de um vídeo de balanço das ações realizadas em 2023, nas cinco freguesias do concelho, e com testemunhos de jovens que participaram em edições anteriores do projeto.

Comentários