Novas residências de estudantes avançam em Sines e no Barreiro

Politécnico de Setúbal investe mais de seis milhões de euros em residências para estudantes 

O Instituto Politécnico de Setúbal realiza, no início desta semana, a sessão simbólica de lançamento das primeiras pedras das suas futuras residências de estudantes nas cidades de Sines e do Barreiro. Nas duas cerimónias estarão presentes a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e o secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira. O Politécnico revela que as duas residências representam um investimento superior aos seis milhões de euros (2,65 para Sines e 3,6 para o Barreiro), o qual será concretizado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Sines e Barreiro com novas residências estudantis

Em Sines, o evento está agendado para esta segunda-feira, dia 8, a partir das 15 horas, no Loteamento Municipal Residência de Estudante, junto à Escola Secundária Poeta Al Berto. No Barreiro, a cerimónia decorre no dia 9, também às 15 horas nas instalações da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, para uma sessão de apresentação do projeto da nova residência e de outros atualmente em curso, designadamente a ampliação e remodelação da residência de estudantes de Setúbal e a construção de um edifício próprio para Escola Superior de Saúde, no campus de Setúbal.
Ambas as cerimónias contam com a presença dos respetivos presidentes dos municípios, Nuno Mascarenhas e Frederico Rosa, bem como de outras individualidades representativas das comunidades académica e local.
"Com capacidade para 47 e 50 camas, respetivamente, as futuras residências de estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal em Sines e no Barreiro vão ser edificadas em terrenos cedidos pelas respetivas câmaras municipais, num investimento que surge enquadrado no Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e com financiamento do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR)", diz a administração do Politécnico em comunicado.   
Em Sines, "o futuro equipamento visa a criação de condições para a instalação de uma escola superior do Instituto Politécnico naquele concelho como fator essencial para a fixação de estudantes oriundos de outras localizações, nacionais e internacionais, procurando igualmente dar resposta aos estudantes que atualmente frequentam, em Sines, cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) ministrados pelo Instituto Politécnico de Setúbal", explica o comunicado. 

Comentários