40 alunas receberam os primeiros kits numa ação realizada na Escola Básica da Costa de Caparica
A Câmara Municipal de Almada, no distrito de Setúbal, está a distribuir kits de higiene menstrual, com produtos reutilizáveis, pelas escolas do concelho, concretizando assim uma das recomendações do Conselho Municipal da Juventude. Segundo o vereador Filipe Pacheco, citado num comunicado da autarquia, a medida visa atacar “o problema da pobreza menstrual e fazê-lo de uma forma ambientalmente consciente”.Pobreza menstrual atinge muitas alunas em Almada |
Quase 40 alunas receberam os primeiros kits numa primeira ação realizada na Escola Básica da Costa de Caparica, prevendo a autarquia alargar a medida a cerca de 900 estudantes, do 7.º ao 12.º ano.
Cada kit é composto por uma bolsa com dois pensos higiénicos reutilizáveis e um copo menstrual, produtos adquiridos pela Câmara de Almada.
A ideia surgiu na sequência de uma proposta aprovada pelo Conselho Municipal de Juventude de Almada.
A autarquia refere que pretende combater um fenómeno retratado num estudo divulgado pelo jornal Expresso, de que "12 por cento das raparigas inquiridas admitiram já ter faltado às aulas por não terem possibilidade de comprar produtos de higiene menstrual".
Numa primeira fase, a medida prevê alcançar apenas 10 por cento do universo das estudantes de Almada, avaliando então o impacto da medida proposta pelos jovens com assento no Conselho Municipal de Juventude.
Além da distribuição gratuita de copos e pensos reutilizáveis, a autarquia vai agendar campanhas de sensibilização que visam combater a desinformação e o estigma que ainda existe em torno do tema - com foco no uso de copo menstrual e pensos reutilizáveis. Em pleno século XXI, e com toda a informação e oferta disponível, falar de menstruação é ainda um tabu para muitas famílias.
Comentários
Enviar um comentário