"Uma forma de combater as alterações climáticas é com a plantação de mais árvores na cidade"
Três centenas de crianças da EB n.º 5 do Peixe Frito plantaram três dezenas de árvores na escola, numa iniciativa que marca o arranque da edição de 2024 da campanha Seja Jardineiro Por Um Dia. “Estamos aqui para fazer mais uma ação de sensibilização junto das crianças para a importância da plantação de árvores”, salientou o presidente da Câmara de Setúbal, André Martins. A iniciativa, que decorreu na área exterior da escola, onde foram plantados londons, bordos, medronheiros, ligustros e lagerstroemias, tem ainda, de acordo com o autarca, o significado de envolver os mais novos na participação ativa da preservação do ambiente.Alunos vão crescer a ver as árvores que plantaram a crescer com eles |
“No fundo, é aprender a crescer. Plantam-se as árvores hoje e estas crianças vão crescer aqui nesta escola e vão acompanhar também o crescimento das árvores”, acentuou o autarca.
Professores, auxiliares e pais juntaram-se à plantação das árvores, cedidas pela Câmara de Setúbal, no âmbito da campanha Seja Jardineiro Por Um Dia, que pretende apoiar e reconhecer o importante papel de toda a comunidade na criação de uma cidade mais verde e resiliente às mudanças climáticas.
Ao todo foram mais de 320 pessoas a participar numa ação que a vice-presidente e vereadora do Ambiente na Câmara Municipal, Carla Guerreiro, classifica de “muito importante” para o concelho, destacando que as plantações nas escolas vão ocorrendo até ao Dia Mundial da Árvore, 21 de Março, mas que esta no EB do Peixe Frito é a maior de todas.
O presidente André Martins reforçou a relevância da existência de árvores em meio urbano quando se vive uma crise climática na atualidade.
“Uma forma de combater as alterações climáticas é com a plantação de mais árvores. É isso que estamos a fazer no concelho de Setúbal através da câmara municipal e das juntas de freguesia”, vincou.
Já o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Luís Matos, saudou a realização da campanha, principalmente pelo facto de envolver toda a comunidade escolar.
“Envolver os alunos, os professores, os funcionários, os pais é de extrema importância. Com este projeto, as crianças das nossas escolas têm a oportunidade de chegar a casa e dizer: hoje plantei uma árvore, hoje fiz o meu papel, cumpri um dever”, destacou o autarca.
Agência de Notícias
Comentários
Enviar um comentário