Segunda fase avança com participação da comunidade escolar
Já foi concluída a instalação de dois grandes canteiros, em Val’Flores, com a participação da comunidade escolar. Desde janeiro, cerca de 100 crianças das Escolas Básicas José Eduardo Xavier, José Maria dos Santos, António Santos Jorge e Alberto Valente e do Centro Social e Paroquial de Pinhal Novo têm participado nas plantações de 490 árvores, arbustos e herbáceas, integradas no projeto “Pinhal Novo Verde”. Esta iniciativa é a segunda fase de arborização da área de cedência do loteamento de Val´Flores.Vila prepara ilhas de sombra para o futuro |
Recorde-se que na primeira fase do projeto, que teve início com as comemorações do Dia da Floresta Autóctone, em Novembro, foram plantadas 297 árvores e arbustos nativos no Mercado Mensal de Pinhal Novo e na área de cedência do loteamento de Val´Flores. Participaram nestas ações crianças da EB Zeca Afonso, da EB António Santos Jorge e alunos do Projeto “Clique Sem Idade”.
Ambas as fases do “Pinhal Novo Verde” tiveram como empresas mecenas a Hanon Systems e Visteon, que se associaram à iniciativa através da cedência de 520 exemplares de espécies autóctones.
Pinheiros mansos, sobreiros, freixos-de-folha-estreita, lódãos-bastardos, choupos-brancos, medronheiros, loureiros e romãzeiras, pascoinhas, marcetão, aveia-dourada, rosmaninhos e ervas das azeitonas foram algumas das espécies já plantadas.
"A Câmara de Palmela está muito satisfeita com esta ação e com a participação da comunidade escolar, que tem sempre marcado presença nas nossas ações e aceitado sempre os nossos convites", disse a vereadora da Câmara Municipal, Fernanda Pésinho.
"É muito importante deixar a semente dos princípios da valorização e proteção da nossa floresta para a proteção da natureza, no combate e mitigação das alterações climáticas, fenómeno cada vez mais presente na nossa sociedade e que alguns ainda teimam ignorar. É importante este testemunho, deixar que eles façam o percurso, porque, estão a cuidar do seu próprio futuro e do nosso presente", sublinhou a autarca.
O “Pinhal Novo Verde” enquadra-se na candidatura apresentada pelo Município ao Programa Operacional Compete 2020, relativo ao Apoio à Transição Climática – Intervenções de Resiliência dos Territórios Face ao Risco – (Re)arborização de Espaços Verde e Criação de Ilhas-sombra em Meio Urbano e contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas 13 (Ação Climática) e 15 (Proteger a Vida Terrestre).
Agência de Notícias
Comentários
Enviar um comentário