Sesimbra espera milhares de pessoas no Carnaval

Palhaços, escolas de samba, cegadas e bailes animam a maior festa de Carnaval do distrito  

Sesimbra é a vila com maior tradição nas comemorações do Carnaval no distrito de Setúbal. De acordo com a Câmara de Sesimbra “nesta altura do ano, nas sedes das escolas de samba” e “grupos de axê, vive-se uma azáfama própria de quem prepara, até ao último detalhe, um dos mais bonitos desfiles de Portugal”, lembrando que “gente de todas as idades dedica os seus tempos livres a retocar fatos, a ultimar adereços, a aperfeiçoar coreografias e passos de dança” e “a afinar vozes e instrumentos”. Os desfiles das escolas de samba e o corso de palhaços voltam a ser os grandes destaques do Carnaval de Sesimbra. O Carnaval dinamiza a economia local, uma vez que tem vindo a fidelizar e a atrair novos públicos. 
Um dos maiores carnavais do país é em Sesimbra 

Os desfiles principais, organizados por escolas de samba e grupos de axé, vão percorrer a marginal de Sesimbra no domingo e na terça-feira, nos dias 11 e 13 de Fevereiro, com mais de mil participantes e milhares de foliões. Dia 12 de Fevereiro, segunda-feira, a tarde é dedicada ao famoso desfile de palhaços.
Câmara Municipal, escolas de samba e grupos de afro-axé estão a trabalhar há vários meses para que esta edição supere as anteriores, tanto em termos de espetáculo, como das condições para "receber os milhares de visitantes que se dirigem a Sesimbra nesta altura do ano", refere a autarquia.  
Para além da aposta nos desfiles e no corso de palhaços, a autarquia avançou em 2024 para a organização do período noturno, com música pela marginal, concertos e DJ até de madrugada.
Os três pontos altos do programa são os desfiles das escolas e grupos, no domingo e na terça-feira, que juntarão mais de mil desfilantes em cada dia, e o tradicional corso de palhaços, na segunda-feira, que tem aumentado em número de participantes de ano para ano e em 2023 reuniu perto de 10 mil mascarados, que percorreram a marginal de Sesimbra a dançar, ao som dos trios elétricos.
Este é, sem dúvida, "um dos momentos mais originais do Carnaval em Portugal, e um dos maiores desfiles de palhaços do mundo", sublinha a autarquia de Sesimbra. 
Para garantir o brilho do espetáculo e a comodidade do público, o percurso estará todo vedado, com atravessamentos em zonas indicadas.
Em 2024 haverá mais lugares de bancada, cerca de 300 individuais e 16 camarotes com seis lugares para famílias, grupos, empresas e outras entidades. Haverá também uma área de camarotes que receberá, essencialmente, convidados do município. São 360 os lugares
sentados que estão já com valores atribuídos e que variam entre os três e os 400 euros.
Funcionará também a habitual Fan Zone, que terá uma zona de vendas, com a t-shirt oficial do Carnaval de Sesimbra, pinturas faciais e um ponto de fotografias tipo polaroid gratuitas.
Os desfiles principais, bem como os espetáculos noturnos serão transmitidos em direto em ecrãs gigantes e no YouTube da autarquia.

Animação noite e dia nas ruas da vila 
Maior desfile de palhaços do mundo animam vila na segunda-feira
Do programa faz parte a animação noturna, em que a Câmara Municipal garante música ao longo de toda a Marginal a partir das 22 horas. A partir da meia-noite de sexta, sábado, domingo e segunda-feira, haverá concertos e DJ no Largo da Marinha e Praça da Califórnia.
No período noturno, a segurança foi reforçada com presença de seguranças e GNR. Vão também ser instaladas casas de banho e painéis com informações úteis, programa e mapa do evento. Toda a área onde decorre a animação estará delimitada por pórticos de entrada, devidamente identificados e sinalizados, nos quais serão entregues os copos oficiais do evento, um folheto com informação e um brinde.
Para além dos grandes momentos, o programa do Carnaval de Sesimbra é composto por várias atividades que têm forte adesão por parte do público e que, na maioria dos casos, envolvem diretamente a comunidade. Refira-se, a título de exemplo, o ensaio técnico, uma semana antes, que levanta o véu sobre aquilo que serão os desfiles, o baile trapalhão, os bailes das coletividades, os dois desfiles dos estabelecimentos de ensino e educação, o concurso de fantasias, também destinado a crianças, ou o desfile da Tripa Mijona, no sábado, um grupo exclusivamente feminino, que espalha alegria pela Marginal.
Há espaço também para as tradições, com as Cegadas, teatro popular satírico originário das zonas mais rurais do concelho, que a Câmara Municipal tem conseguido reavivar, com apoio dos grupos de cegantes, e o Enterro do Bacalhau, que percorre a vila de Sesimbra na noite da quarta-feira de cinzas e encerra os festejos todos os anos. Em muitos bares e restaurantes haverá também festas e muita música.
O Carnaval de Sesimbra é uma organização da Câmara Municipal de Sesimbra, em parceria com as escolas de samba e grupos de afro-axé do concelho.

Comentários