Evento regressa em força e promete trazer uma grande festa até à Quinta da Marialva a 15 de Junho
A vila de Corroios, no concelho do Seixal, vai receber a 9.ª edição do Festival Liberdade no dia 15 de Junho, uma iniciativa da Associação de Municípios da Região de Setúbal para comemorar os valores de Abril e potenciar o envolvimento da juventude. O Festival Liberdade é um projeto regional assumido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal, uma estrutura atualmente presidida por André Martins, que dirige a Câmara de Setúbal e que integra nove municípios do distrito de Setúbal (Alcácer do Sal, Alcochete, Grândola, Palmela, Montijo, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra e Setúbal).
Festival decorre a 15 de Junho em Corroios |
“O festival pretende potenciar o envolvimento da Juventude da Região de Setúbal e do seu Movimento Associativo Juvenil, na sua construção, dando-lhes a oportunidade de dinamizar os espaços, as iniciativas e os conteúdos que o integram”, explicou na quinta-feira a secretária geral da Associação de Municípios da Região de Setúbal na apresentação oficial da iniciativa.
O evento nasceu em 1994 com um primeiro festival a ter lugar no Seixal. Trinta anos depois o festival que tem percorrido vários concelhos associados, volta a ter lugar no concelho do Seixal a 15 de Junho, no Parque Urbano da Quinta da Marialva, em Corroios.
Segundo Sofia Martins, esta edição conta também com a festa de encerramento do ano letivo promovida anualmente pela Câmara do Seixal.
De entrada gratuita, adiantou, o festival tem como objetivos assumir-se como um espaço de reflexão, mas também de partilha sobre políticas de juventude na região e no país e onde os jovens possam comemorar os valores de liberdade e as conquistas de abril, sendo "um exemplo maior da capacidade e determinação dos municípios da região e da associação para permitir que os jovens se manifestem".
Num dia mais de 250 jovens dinamizarão as diversas iniciativas do festival com animação, música, dança, teatro, desporto, artes visuais e debates, que vão ser produzidos e levados ao certame por jovens e associações da região.
Com dois palcos, o evento contará com diversas animações e iniciativas nas áreas da música, dança, teatro, desporto, artes visuais e debates, dinamizadas pelos jovens da região e o seu movimento associativo.
Papillon e T-Rex, os cabeças de cartaz deste ano
Festival regressa a onde começou: a Corroios |
Para o palco Paz estão previstos os Whatabeachwreck, do Barreiro, Diáspora, da Moita, Confuse, de Setúbal, Constança Quinteiro, de Sesimbra, Safari Zone, do Montijo, The Orange Buzz Ban, de Palmela, Bonaparte, do Seixal e Allgema, de Alcochete.
O recinto do festival terá ainda o Espaço Juventude, o Espaço Igualdade, o Espaço Desporto e o Espaço Arte em Liberdade, assim como animação de rua com espetáculos de percussão e de fogo.
Sofia Martins adiantou que uma das essências deste festival é possibilitar espaços de debate e partilha de experiências entre as estruturas associativas da juventude pelo que esta previsto o encontro do movimento associativo juvenil da região de Setúbal no Espaço Juventude sob o mote “Os 50 anos do 25 de abril, a juventude e o associativismo”.
Para Paulo Silva, presidente da Câmara do Seixal, o festival Liberdade demonstra que a Associação de Municípios da Região de Setúbal continua a trabalhar em prol da população da região de Setúbal com projetos como este.
“Estive na génese do primeiro festival enquanto jovem. O festival tem-se imposto e este ano, nos 50 anos do 25 de Abril era uma imposição fundamental que houvesse Festival Liberdade”, disse Paulo Silva.
Agência de Notícias
Fotografia: Sarahhawk
Comentários
Enviar um comentário