No domingo, às oito horas, decorre a concentração das embarcações na Doca dos Pescadores em Setúbal
Um círio marítimo de barcos engalanados, no dia 30 de Junho, é um dos pontos altos do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida, tradição popular da comunidade piscatória setubalense. O certame, organizado pela Comissão das Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida – Paróquia da Anunciada e pela União das Freguesias de Setúbal, com diversos apoios, incluindo da Câmara de Setúbal, recupera os círios marítimos de barcos de pesca engalanados que marcavam as festividades. As festividades completam este ano 132 anos.Festa completa este ano 132 anos. Embeleza a serra e o rio |
Com o rio Sado e a Serra da Arrábida a servir de cenário, o círio marítimo, um dos pontos altos da programação de festas, realiza-se no dia 30 de Junho, após concentração das embarcações, às oito horas, na Doca dos Pescadores e com trajeto definido até ao Portinho da Arrábida.
Depois da chegada ao Portinho, os festeiros seguem para o Convento da Arrábida, onde se realiza uma missa, às 12 horas, seguida de procissão e almoço-convívio.
Após as festividades religiosas, o círio marítimo parte do Portinho da Arrábida às 16h30, tendo chegada prevista a Setúbal, na Doca dos Pescadores, duas horas depois. O dia termina com uma procissão até à Igreja da Anunciada.
A par do círio marítimo, no dia 29, a partir das 15h30, realiza-se o habitual cortejo automóvel com a imagem de Nossa Senhora da Arrábida, num percurso entre a Igreja da Anunciada e o Convento da Arrábida.
As festividades do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida, que celebram 132 anos, já incluíram, a 22 de Junho, no claustro da Igreja da Anunciada, o evento “Fado em Oração”, com a participação de Susana Martins, acompanhada de Rui do Cabo, na guitarra portuguesa, e Albano Almeida, na viola de fado.
Até dia 2 de Julho, há ainda atuações musicais, missas religiosas e uma conferência.
Agência de Notícias
Fotografia: CM Setúbal
Comentários
Enviar um comentário