Marchas Populares de Setúbal desfilam na Avenida este sábado

Oito marchas desfilam na Avenida Luísa Todi com a "liberdade" como tema central

As oito coletividades em competição nas Marchas Populares de Setúbal 2024, concurso organizado pela Câmara Municipal, apresentam-se à população no dia 15, à noite, em desfile na Avenida Luísa Todi. Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça, Núcleo de Bicross de Setúbal, Grupo Desportivo Independente, União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, Clube Recreativo da Palhavã, Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” e União Desportiva e Recreativa das Pontes são os participantes. Extraconcurso, participam uma marcha APPACDM de Setúbal e formações infantis do Santos Nicolau e de “Os 13”.
Marchas voltam à Avenida neste sábado à noite 

O desfile de dia 15, de entrada gratuita, começa às 22 horas, com o Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça a marchar com o tema “Pesco-te na rede oh ribolé”, com Francisco Branquinho como ensaiador e Inês Pereira no papel de madrinha.
A marcha do Núcleo de Bicross de Setúbal, com João Esteves e Fábio Carmelo como ensaiadores e Margarida Piedade como madrinha, desfila “Setúbal, meu Berço Minha Paixão”.
Segue-se o Grupo Desportivo Independente, que, com o ensaiador Bruno Frazão e a madrinha Sara Margarida, escolheu como tema “A festa melhor que há… É a festa da Caldeira!”.
Segue-se a União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, ensaiada por Isabel Conceição e com os padrinhos Joana Sales e Vasco Avença, que desfila “A Lenda da Moura Encantada”.
Joana Batista é a madrinha da marcha do Clube Recreativo Palhavã, que, ensaiada por Amílcar Caetano, tem como tema “Palhavã, nossa Paixão!”.
Participa ainda a marcha “Não me toques… chega p’ra lá!”, com a madrinha Carolina Mendes e o ensaiador Rui Conceição, em representação do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.
A marcha do Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” apresenta-se no desfile ao som do tema “Isto agora, ou vai ou Marcha!”. A madrinha é Marlene Couto Ferreira e o ensaiador, Nuno Miguel.
A restante marcha a concurso, da União Desportiva e Recreativa das Pontes, tem Carla Lança como madrinha e Carlos Zacarias como ensaiador, apresentado “O Recruta e a Sopeira – A história de amor entre o Zé Cravo e a Rosa Albardeira”.
Todas as coletividades desfilam também ao ritmo de “Marcha Hino da Liberdade”, título da Grande Marcha de Setúbal, com letra de Idaliano Batista e música de Artur Jordão, para assinalar os 50 anos do 25 de Abril e expressar a importância da Liberdade na história e na cultura de Setúbal.
Além de ser interpretada pela Madrinha das Madrinhas, Joana Lança, a Grande Marcha é apresentada como tema comum pelas oito marchas.
Após o desfile de apresentação no dia 15, na Avenida Luísa Todi, os dias 21 e 22 são reservados, às 21h30, aos desfiles da competição, no Pavilhão Municipal das Manteigadas.
O júri que vai analisar as marchas a concurso é composto por Deolinda de Jesus (presidente), Marina Sacramento (coreografia), Alexandrina Pereira (letra) e Ricardo Guerreiro Campos (cenografia).
 
Trânsito condicionado por causa do evento 
Um troço da faixa sul da Avenida Luísa Todi está encerrado à circulação automóvel entre as 14 horas de dia 15 de Junho e as 2h30 de dia 16 de Junho devido à realização das Marchas Populares de Setúbal 2024.
A realização da festa popular motiva o encerramento da faixa sul da Avenida Luísa Todi, no troço compreendido entre o Largo José Afonso e a Rua Teotónio Banha.
Os acessos rodoviários a este troço, concretamente através das ruas Ocidental do Mercado e Cláudio Lagrange, estão igualmente interditos no período indicado.
Como alternativa de circulação, os automobilistas devem utilizar o percurso rodoviário formado pela Rotunda das Sardinhas e avenidas Jaime Rebelo e José Mourinho.

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Setúbal 

Comentários