Setúbal em campanha de limpeza de praias nesta quarta-feira

Limpeza decorre na Praia de Albarquel e no Jardim Engenheiro Luís da Fonseca 

Setúbal integra, esta quarta-feira, dia Mundial do Ambiente, uma campanha internacional de preservação da vida marinha e promotora da sustentabilidade ambiental da Associação das Mais Belas Baías do Mundo, em que se inclui a limpeza de praias. Em Setúbal, a campanha “Juntos por um Mundo de Praias Limpas”, a qual é igualmente enquadrada no Dia Mundial dos Oceanos promovido pelas Nações Unidas, é dinamizada por alunos de escolas que participam, a partir das 9h30, em ações de limpeza na Praia de Albarquel e no Jardim Engenheiro Luís da Fonseca.
Ações de limpeza decorrem esta quarta-feira

O programa setubalense no âmbito desta campanha organizado pela Câmara de Setúbal e Associação Baía de Setúbal, com parcerias, integrado nas 2.as Jornadas de Ambiente de Setúbal, inclui às 10h30 a ação de sensibilização “Mares Circulares” sobre lixo marinho, pela Liga para a Proteção da Natureza.
A iniciativa faz parte do projeto Mar Adentro, promovido pela Associação Baía de Setúbal com o município, em parceria com o Mares Circulares, programa ibérico de sensibilização, consciencialização e limpeza de costas e fundos marinhos, promovido pela Coca-Cola e desenvolvido em Portugal em parceria com a Liga para a Proteção da Natureza.
Mais tarde, às 12 horas, é inaugurada no Jardim Engenheiro Luís da Fonseca a escultura “Simbiose”, a qual resulta de um processo colaborativo entre o escultor Nuno Paulino e alunos de estabelecimentos de ensino do concelho que integram o programa de educação ambiental Escola Azul.
Ás 14 horas, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, destaque ainda para o evento Kids Dive Summit, conferência de encerramento do projeto nacional de promoção de literacia dos oceanos e de sensibilização para a sustentabilidade marinha que Setúbal abraçou pelo quarto ano.
A campanha internacional “Juntos por um Mundo de Praias Limpas” decorre em simultâneo no território dos 42 membros da Associação das Mais Belas Baías do Mundo com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a necessidade da preservação marinha e da biodiversidade e da sua importância na luta contra as alterações climáticas.
Do continente africano ao americano, da Ásia à Europa, a ação de cidadania ativa de limpeza de zonas marítimas integradas em belas baías do mundo conta com o envolvimento de voluntários de várias gerações, de associações cívicas, de estudantes e de individualidades da sociedade.
Os resultados desta campanha da Associação das Mais Belas Baías do Mundo são posteriormente partilhados com a organização não-governamental Missão mil Toneladas, cujo trabalho é centrado na proteção dos ecossistemas marinhos e no estudo dos efeitos da poluição plástica a nível global.

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Setúbal 
 

Comentários