Trafaria tem novo espaço coletivo dedicado à cortiça

Obra explora o potencial de uma das matérias primas mais sustentáveis que a natureza oferece 

A Trafaria tem um novo espaço coletivo para a comunidade local e visitantes na Trafaria, junto ao Presídio. O projeto chamado “Onda” é da autoria do arquiteto Gabriel Calatrava e já foi inaugurado.  Integrado no programa City Cortex o projeto foi desenvolvido pela experimentadesign em parceria com a corticeira Amorim. A “Onda” desenvolve um sistema de ocupação, para tornar este local num novo espaço coletivo, de encontro e socialização, integrando espaços de ensombramento, cadeiras e mesas.
Novo espaço de sombra é amigo do ambiente e tem história 

“É para nós uma alegria muito grande receber aqui esta peça. Esta peça simboliza muito do que pretendemos aqui para a Trafaria, que é uma grande autenticidade, uma grande criatividade e uma grande inovação ao mesmo tempo, que eu acho que é isso que simboliza Almada e aqui este canto da Trafaria. É muito bom ver a comunidade envolvida”, afirmou a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, na inauguração, fazendo um agradecimento especial à Ensaios e Diálogo Associação, que participou trazendo cadeiras já sem uso e que foram renovadas através de uma membrana de cortiça.
O City Cortex é programa de investigação cultural sobre as cidades do século XXI e sobre a sua sustentabilidade, inovação e capacidade de reinvenção a favor de uma relação mais positiva com os seus cidadãos e visitantes. Explora o potencial de uma das matérias primas mais sustentáveis que a natureza oferece – a cortiça – e a versatilidade da sua aplicação no espaço público das cidades.
O programa City Cortex conta com a participação de seis arquitetos e designers, reconhecidos internacionalmente, que criaram projetos e peças originais para espaços públicos.
As instalações estão localizadas em Lisboa (Belém) e em Almada (Trafaria), dois locais que convidam a refletir sobre a relação histórica que existe entre as duas margens do Tejo e a sua ligação à cortiça.

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Almada 

Comentários