Festanima apoia movimento associativo de São Sebastião em Setúbal

"O movimento associativo é uma peça fundamental da nossa comunidade"

O presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, salientou na abertura da 20.ª edição da Festanima, nas Escarpas de Santos Nicolau, o papel fundamental do movimento associativo de cariz popular para o bem-estar da comunidade. “O movimento associativo é uma peça fundamental da nossa comunidade. Tem um papel fundamental na promoção da cultura e do desporto, mas também no apoio às questões sociais, que existem em Setúbal e por todo o país”, disse o presidente da Câmara no palco instalado na Avenida Belo Horizonte.
Movimento associativo em destaque na Festanima 2024

O autarca sublinhou que a Festanima, um evento organizado pela Junta de Freguesia de São Sebastião com o apoio da Câmara Municipal, tem como objetivo apoiar o movimento associativo da freguesia, para que este “tenha uma dinâmica cada vez maior”.
André Martins agradeceu à junta de freguesia por “organizar uma vez mais esta festa popular”, que tem lugar num local com “uma vista magnífica” sobre o Rio Sado e permite “saborear os produtos tradicionais e apreciar artistas populares”.
A abertura oficial da Festanima 2024 teve início com uma receção no Mercado da Conceição, à qual se seguiu um desfile a pé pelas ruas do Bairro Santos Nicolau, que, ao som da banda filarmónica da Sociedade Musical Capricho Setubalense, passou pelas sedes das suas duas principais coletividades, o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau e o Grupo Desportivo “Os Amarelos”.
Já na Avenida Belo Horizonte, o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos, deu a boas-vindas a todos e sublinhou a beleza do local. “Bem-vindos a esta maravilhosa vista, que é uma varanda que nós temos sobre o Rio Sado, uma das mais belas baías do mundo”.
Após recordar que esta devia ser a 22.ª edição da Festanima, mas duas delas foram travadas pela pandemia, agradeceu à Câmara Municipal, “uma parceira fundamental”, à paróquia de São Sebastião, aos trabalhadores da junta, à Associação das Coletividades do Concelho de Setúbal, aos feirantes e às dez coletividades presentes, notando que motivos regulamentares impediam que mais se tivessem juntado à festa.
“É uma festa promovida pela Junta de Freguesia em prol do movimento associativo, que se revela cada vez mais forte. Esta festa é para degustar, para nós desfrutarmos e para dar a conhecer as coletividades e os artistas da freguesia”, afirmou Luís Matos.

Comentários