Festas Populares do Samouco começam esta sexta-feira

Festas celebram Nossa Senhora do Carmo até dia 16 com muita música, touros e atividades religiosas 

De 12 a 16 de Julho realizam-se as Festas Populares do Samouco em Honra de Nossa Senhora do Carmo. Vão ser dias e noites de animação, música, dança, atividades desportivas, atividades tauromáquicas e muitos espetáculos que não pode perder. Destacam-se ainda os momentos de devoção a Nossa Senhora do Carmo: na noite de sábado a Evocação a Nossa Senhora por parte da Charanga da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense e, no domingo, a Solene Procissão com a participação da Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense e da Banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898. José Malhoa encerra as festividades na noite de terça-feira. 
Samouco está em festa entre sexta e terça-feira 

As Festas Populares de Samouco, em Honra de Nossa Senhora do Carmo, vão, mais uma vez, agitar largos e ruas da freguesia. Começam nesta sexta-feira, e até dia 16, passam pelo Largo da Igreja, Palco Principal, Páteo Samouqueiro e Jardim do Casal, haverá noite de sardinha assada, largadas de touros, vacas na rua, encontros de vespas, bailes e cantores para darem vida às noites de verão e a parte religiosa com a Procissão de Nossa Senhora do Carmo. A festa acaba, como diz a tradição, com pessoas a dançar pelas ruas até á Praia na companhia da Charanga do Cavalinho. Ás 0h30 há fogo de artificio se o tempo ajudar. 
Organizadas pela Associação de Festas Populares do Samouco, com participação da Junta de Freguesia local e Câmara Municipal de Alcochete, a noite desta sexta-feira é de Zumba com Fé, ouvir o DJ Tommy Boy e Gamix.
Dia 13 actua a banda Pimenta com Cheiro e a charanga da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense. No dia seguinte é de ouvir a banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense, Ayeos e Fifi Milho.
Dia 15 há cante alentejano com o Grupo Coral Alentejano Saudades do Alentejo e, depois, Emanuel Moura. No último dia das Festas Populares o palco é de José Malhoa e segue-se a charanga O cavalinho.
Entretanto, a Câmara de Alcochete já aprovou o Plano de Coordenação da Proteção Civil para vigorar durante as festas. Trata-se de um dispositivo de “prevenção e resposta integrado no âmbito da proteção e socorro, adequado ao risco acrescido e identificado, com elevado grau de prontidão”, explica a autarquia.
O plano de segurança para as Festas Populares do Samouco foi elaborado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, em estreita ligação com os Bombeiros Voluntários de Alcochete, a Guarda Nacional Republicana, a Autoridade de Saúde Local, a Junta de Freguesia de Samouco e a Comissão de Festas do Samouco.
Segundo a Câmara de Alcochete, neste plano de coordenação “estão referenciadas as estratégias de actuação dos agentes de Proteção Civil, as suas responsabilidades, os sistemas de alertas, os planos prévios de intervenção, a estrutura de coordenação, a administração e logística, entre outras medidas preventivas, essenciais para a obtenção de um bom planeamento e organização das operações de proteção e socorro necessárias à resposta”.

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Alcochete 

Comentários