Ministra inaugurou Unidade de Saúde Familiar de Corroios

Nova unidade de Saúde já fez quase seis mil consultas em dois meses de existência

A nova Unidade de Saúde Familiar em Santa Marta do Pinhal, no concelho do Seixal, que foi inaugurada oficialmente esta segunda-feira, realizou 5.983 consultas médicas e 3.363 consultas de enfermagem em dois meses de atividade. Esta unidade, que nasceu do provecto inovador Via Verde Saúde Seixal, criado em 2022 por iniciativa de médicos e enfermeiros para dar resposta a milhares de utentes sem médico de família, começou a funcionar a 2 de Maio, mas só esta segunda-feira recebeu a visita da ministra da Saúde, do presidente da Câmara do Seixal e da presidente da Unidade Local de Saúde Almada–Seixal para a inauguração oficial.
Hugo Constantino recebeu ministra da Saúde em Corroios 

Segundo a Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal, a Unidade de Saúde Familiar Inovar, situada em Santa Marta do Pinhal (Corroios), passou a dar resposta às necessidades de todos os utentes, até então sem equipa de saúde familiar, da freguesia de Corroios, permitindo atribuir equipa de saúde familiar a cerca de 20 mil utentes.
Para a Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal, a criação da USF Inovar é mais um passo no sentido de reforçar os cuidados de saúde primários, garantindo uma resposta célere, de qualidade e proximidade e assegurando o acesso a médico e enfermeiro de família.
A funcionar das oito às 20 horas, todos os dias úteis, a USF Inovar está situada no espaço onde funcionava o Polo de Corroios da Via Verde Saúde Seixal, no centro de saúde de Corroios, em Santa Marta do Pinhal.
Com a criação desta  Unidade de Saúde Familiar em Santa Marta do Pinhal, extinguiu-se a Via Verde Saúde que dava resposta a 45 mil utentes do concelho do Seixal que não tinham médico de família.
A Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal adianta ainda que, além da melhoria da resposta aos utentes, a transição para o modelo de USF permite valorizar, atrair e fixar os profissionais de saúde, uma das fragilidades da Via Verde Saúde, uma vez que os profissionais que prestavam serviço nesta unidade recebiam cerca de metade dos que estavam numa Unidade de Saúde Familiar de tipo B.
Sendo menos atrativo do ponto de vista financeiro para os médicos, a Via Verde Saúde Seixal chegou a perder alguns profissionais para as Unidades Locais de Saúde. 

Agência de Notícias com Lusa 
Fotografia: JF Corroios 

Comentários