Volkswagen está a avaliar produção de carro eléctrico em Palmela

Grupo alemão vai decidir nos próximos meses o novo modelo a ser fabricado na Autoeuropa 

A administração do grupo Volkswagen garantiu à Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa que a fábrica de Palmela “está a ser considerada para receber um carro eléctrico”, disse esta segunda-feira o coordenador daquele órgão representativo dos trabalhadores. Ao mesmo tempo, a Autoeuropa está a aumentar os ritmos de trabalho na fábrica de automóveis de Palmela e já contratou mais 36 trabalhadores temporários para atingir uma produção de 1.005 veículos por dia, confirmou fonte da empresa à agência Lusa.
T-Roc é um dos carros mais vendidos na Europa 

Segundo Rogério Nogueira, a informação foi transmitida pela administração do grupo alemão durante as reuniões do Comité Mundial das Comissões de Trabalhadores da Volkswagen, realizadas nos dias 27 e 28 de Junho, em Wolfsburg, na Alemanha, prevendo-se que a decisão final seja conhecida nos próximos meses.
De acordo com o representante dos trabalhadores, a revelação da administração da Volkswagen surgiu após a insistência da Comissão de Trabalhadores na reivindicação da atribuição de um novo modelo para a Autoeuropa, de forma a substituir o novo T-Roc a partir de 2028.
“Estamos, como é óbvio, bastante agradados com a possibilidade de a Autoeuropa estar em posição de poder receber mais um modelo para a produção e desta vez eléctrico”, disse o coordenador da Comissão de Trabalhadores da fábrica de automóveis da Volkswagen em Palmela.
“Como é do conhecimento de todos, está a ser feito um grande investimento para o futuro, para preparar a fábrica para estar em condições de produzir também carros eléctricos. A Comissão de Trabalhadores continuará a fazer pressão ao seu nível para que essa possibilidade se torne uma certeza”, acrescentou Rogério Nogueira.
Neste momento, a Autoeuropa produz apenas o modelo T-ROC da Volkswagen, que tem sido um dos mais vendidos em toda a Europa.
O ano passado a fábrica de Palmela produziu um total de 220.100 automóveis em 2023, mais 14 por cento do que em 2022.

A produção aumenta e fábrica contratou mais 36 funcionários 
Fábrica de Palmela aumentou o número de carros por dia 
A Autoeuropa está a aumentar os ritmos de trabalho na fábrica de automóveis de Palmela e já contratou mais 36 trabalhadores temporários para atingir uma produção de 1.005 veículos por dia, disse esta segunda-feira à agência Lusa fonte da empresa.
O aumento de produção de 983 para 1.005 veículos por dia, que se verifica desde há cerca de um mês, e que está em período de teste, já suscitou uma reação da Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa, que, numa comunicação interna, defende um "reforço dos postos de trabalho".
"Tendo em conta o `teste´ do aumento de produção para os 1.005 [veículos por dia] que está em curso na área de montagem, alertamos que os impactos nos ritmos de produção das áreas da pintura e carroçarias devem ser considerados com um reforço de postos de trabalho", sustenta a comissão de trabalhadores da fábrica de automóveis de Palmela. 
No documento, a que a agência Lusa teve acesso, a comissão defende também que, caso se mantenha a produção diária de 1.005 veículos, exige que os trabalhadores temporários que, entretanto, reforçaram a área de produção, sejam contratados pela Autoeuropa

Agência de Notícias com Lusa 
Fotografia: DR 

Comentários