Barreiro está em festa de 9 a 18 de Agosto

Um mar de artistas para ver no palco das Marés a partir desta quinta-feira 

Está tudo pronto para a festa. A Avenida da Praia será, entre 9 e 18 de Agosto, a mesa comunitária de petiscos, amizade, animação, a casa de todos os barreirenses e dos milhares de visitantes. Basta, como escreveu um poeta, “que um amigo traga consigo um amigo mais a alegria”. Artesanato, feirantes, gastronomia, tasquinhas, divertimentos, juventude, desporto, exposições, mostra empresarial e institucional, e muita, muita música, caracterizam as maiores festas do concelho. Nena e Carolina de Deus, abrem os 10 dias de espetáculos no Palco das Marés, que encerram, domingo, 18 de Agosto, com Rui Veloso. Pelo meio ainda há Pedro Mafama, Ágata, Piruka, Kura, Os Quatro e Meia,  Turb´O Baile e o regresso da festa da M80, entre mil e outra coisa para animar as gentes do Barreiro. Sara Ferreira, vereadora da Câmara do Barreiro, recordou que as festas "têm uma componente lúdica, popular e religiosa, sendo parte integrante da cultura barreirense".
Nossa Senhora do Rosário dá tradição ao Barreiro 

No primeiro dia, a partir das 19h30, está marcado o Desfile do Movimento Associativo, momento que marca o início do evento. O percurso previsto é, à semelhança dos outros anos, a saída dos paços do concelho, passagem pela Rua Miguel Bombarda, Avenida Alfredo da Silva, Rua Miguel Pais, e, chegada ao recinto das festas. Este é um momento onde bandas, associações e coletividades se juntam numa só formação para se apresentarem aos munícipes.
A Procissão Marítima em Honra de Nossa Senhora do Rosário, com embarque na Doca dos Pescadores, tem início marcado para as nove horas de 15 de Agosto é outro dos pontos altos das festas da cidade. Nesse mesmo dia, mas a partir das 18 horas, realiza-se a Procissão Terrestre em Honra de Nossa Senhora do Rosário, com início na Igreja de Nossa Senhora do Rosário.
No último dia das festas está marcado o fogo de artifício após o concerto de encerramento, na Avenida Bento Gonçalves (Avenida da Praia) com vista para o Rio Tejo.
A música não vai parar em todos os dias de festa e os cartazes – tanto do Palco das Marés como do Spot da Juventude – prometerem trazer muita gente a terras barreirenses.
Logo a abrir o Palco das Marés, no dia 9, Nena convida Carolina de Deus para um concerto intimista. Um pouco mais tarde, e já no Spot da Juventude, tocam os Beach Wreck (23 horas), os Conferência Inferno (00 horas) e Telma (1 hora) que fecha este primeiro dia de festa. 
-No dia seguinte o palco da juventude ‘abre’ mais cedo com Gasoline na Festa, a assegurar música a partir das 14 horas. Esta é a preparação para a temperatura subir e os ritmos serem mais mexidos com Turb’ó Baile, que sobem ao Palco das Marés a partir das 22 horas. A festa continua pela noite dentro, de volta ao Spot da Juventude com Filipe Sambado (23 horas), bbb hairdryer (meia-noite) e Ritmos Cholulteka (1 hora).
O “Preço Certo”, de Pedro Mafama, promete animar a longa noite de dia 11 que prossegue com Prétu – Kanhon di Boka (23 horas), Dj Malandro b2b Marta Estraga (meia-noite), estes já no palco jovem.
Piruka é quem se segue na onda dos cabeças de cartaz. O rapper português sobe ao Palco das Marés em noite que segue com Né Jah (23 horas) e DJ Limacoox (meia-noite) no Spot da Juventude.
No dia 13 Ágata sobe a palco e Tekquinox Takeover by Gruta vai até ao ‘spot’. Ambas as actuações têm início pelas 22 horas.
A banda Quatro e Meia segue as festas a 14 (quarta-feira), dia em que o Spot da Juventude é composto por Azia (23 horas), Rita Vian (meia-noite) e Viegas (1 hora).
No dia do Feriado de Nossa Senhora (15) é Myles 6IX quem atua no Palco das Marés, começando o concerto um pouco mais tarde que o habitual. Neste dia a autarquia barreirense opta por colocar no palco principal um artista da cidade. No Spot da Juventude esperam-se Kingas (23 horas), Satiro (23h30), Carla Prata (meia-noite), e, maggiecorderosa (1 hora).
DJ Kura dá ritmo ao Barreiro no dia 16 e, seguidamente, Nomad Embassy Sound System (23 horas) e Gala Drop (meia-noite).
No último sábado, penúltimo dia de festa, a Festa M80 traz grandes recordações dos velhos tempos em noite que se prolonga, no palco da juventude, com Psychles (23 horas), MAQUINA. (meia-noite) e Soundpreta (1 hora).
A Ilha do Pessegueiro de Rui Veloso vai encerrar o último dia de festa, que conta a seguir com um espetáculo de fogo de artifício. Em seguida atuam Claiana (23 horas), Familia Gitana (meia-noite), e, Selecta Ras Tata Kongo (1 hora).

Copo reutilizável é uma das novidades desta edição
Cidade espera milhares de visitantes a partir de 9 de Agosto
As Festas do Barreiro são agora um Ecoevento, depois de a câmara municipal se ter associado à empresa Amarsul com vista a “garantir a sustentabilidade e eficiência no uso dos recursos”.
Uma das medidas implementadas pelo município para reduzir o volume de resíduos prende-se com a adopção, por parte de todas as tasquinhas e pontos de venda de bebidas, dos copos reutilizáveis. Estes têm um custo inicial de 50 cêntimos e podem ser utilizados em todos os dias do evento. No final este não pode ser devolvido nem o dinheiro reembolsado.
“Vamos tentar acabar com o plástico e uso descartável dos copos nas festas. Todos os concessionários, todas as tasquinhas, todos os bares, todos os feirantes vão ter um copo específico das festas do Barreiro, copo esse que é reutilizável, precisamente para continuarmos a incutir uma vertente de sustentabilidade ambiental e reduzir a produção de resíduos plásticos, que normalmente não são recicláveis”, diz a vereadora da Câmara do Barreiro. 

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Barreiro 

Comentários