Feira do Monte de Santiago do Cacém decorre de sexta-feira a domingo

D.A.M.A, Plutónio e Syro dão música à feira mais antiga do Litoral Alentejano 

D.A.M.A, Plutónio e Syro são os cabeça-de-cartaz de mais uma Feira do Monte , que vai ter lugar no Parque de Feiras e Exposições de Santiago do Cacém, a partir de sexta-feira, 30 de Agosto, até dia 1 de Setembro. Além da música, este evento, uma das mais antigas feiras do Litoral Alentejano, organizada pela Câmara de Santiago do Cacém, inclui a tradicional feira franca, artesanato, gastronomia, produtos regionais, espetáculos musicais, Cante Alentejano, Fado na “Tasca do Malafaia”, folclore, com o Rancho Folclórico Ninho de Uma Aldeia, e muita diversão para todas as idades.
Feira mostra o melhor dos produtos e da cultura do Alentejo 

As noites serão marcadas pelos concertos de Syro, dia 30 de Agosto, de Plutónio, dia 31 de Agosto, e dos D.A.M.A, dia 1 de Setembro, a encerrar a Feira do Monte. As noites prolongam-se com os Dj’s Christian F e Koriz, no primeiro dia do certame, de Diego Miranda, Sara Santini e Dadão, no segundo dia.
No espaço “Saberes e Sabores”, no Pavilhão de Exposições, as mostras serão dedicadas aos produtores regionais com degustações de ginjinha, alcomonias, doçaria, pataniscas e pão com chouriço, entre outros produtos.
No decorrer da Feira, junto ao Pavilhão de Exposições, "os visitantes serão desafiados a mostrarem a sua perícia em diferentes jogos tradicionais, e no Espaço Criança decorrerá a iniciativa 'Um Dia Na Feira'. Os 'Cola Pistons' propõem divertidos passeios de Tuk-Tuk e workshops de reparação e manutenção de motorizadas. Há ainda garraiadas, carrosséis, petiscos e guloseimas", conta uma nota da Câmara de Santiago do Cacém.
Durante o certame será atribuído o prémio de melhor stand e da melhor peça de artesanato/produtos regionais em exposição. Decorrerá, ainda, a entrega dos Prémios do Concurso de Fotografia “Num instante… um novo olhar” – 2024, cujas imagens vencedoras estarão em exposição no stand da autarquia. 
Este ano, o espaço central do Pavilhão de Exposições, é dedicado à exposição “Feiras d’ Outrora” baseado no livro “Feiras Tradicionais do Município de Santiago do Cacém”, de autoria de Manuel João da Silva.
"A Feira do Monte, uma das mais antigas do Alentejo Litoral, realiza-se desde o século XVI, inicialmente as festividades aconteciam na antiga Igreja de Nossa Senhora do Monte no dia dedicado à sua homenagem. Atualmente a Feira do Monte é uma montra das tradições do Concelho, mas também da região alentejana", sublinha a autarquia.
O programa completo pode ser consultado aqui.

Agência de Notícias
Fotografia: CM Santiago do Cacém 

Comentários