Festas de Santo André levam tudo ao banho de São Romão

Calças e saias arregaçadas na recriação do Banho de São Romão neste fim de semana

A recriação do Banho de São Romão, uma tradição nascida num tempo que ninguém sabe precisar, volta a ser o ponto alto das festas tradicionais da Costa de Santo André, em Santiago do Cacém, onde "os homens arregaçavam as calças e as mulheres as saias" e iam ao banho, numa praia cheia de gente vinda de toda a região, em carroças puxadas por bestas, onde se partilha o alimento, se dança no areal e se desfila num cortejo etnográfico magnífico. É isso que os milhares de visitantes irão fazer este sábado e domingo, às 11 horas, na praia. As festas decorrem de 9 a 11 de Agosto.
Festa tradicional está de volta esta sexta-feira 

O dia 9 de Agosto era, até meados do século passado, o único dia do ano em que a população do interior do Município vinha à praia. No final da faina agrícola, a população juntava-se, vinham em carroças, traziam as melancias, os seus farnéis, as mantas para fazer sombra, as bestas e iam a banhos. Era um dia de festa. E ainda continua a ser. 
A Costa de Santo André acolhe a Festa de São Romão, entre sexta-feira e domingo. Com um programa marcado por inúmeras iniciativas, mas onde os tradicionais Banhos de São Romão são o ponto alto das festividades. 
Uma tradição que a Junta de Freguesia de Santo André organiza e a Câmara Municipal de Santiago do Cacém apoia, para que se mantenha viva.
Era assim todos os anos, até meados do século passado, as gentes do campo no final dos trabalhos agrícolas desciam à Costa de Santo André. Vinham em grande número nas carroças puxadas pelas bestas. Os banhistas vestidos dos pés à cabeça, “eles de calça preta e camisa branca, elas de saia rodada escura e blusa clara de mangas compridas. Já na praia, os carros eram colocados com os varais ao alto. Improvisavam-se uns toldos feitos com colchas de cama, para resguardar do sol o lauto almoço bem regado a vinho tinto com a inevitável sobremesa de melancia.” (in CARVALHO, O.; SOUSA, J.; VALE, F. & MATIAS, J. (2015) – Relatório do Património Cultural e Natural (policopiado). Câmara Municipal de Santiago do Cacém.)
Mas a festa não ficava por aqui, quando o calor apertava era vê-los a arregaçar as calças e elas a saia para se refrescarem nas ondas do mar. O folguedo seguia, fazia-se a corte às moças, brincava-se e partilhava-se, e havia dança, ao som do acordeão ou da gaita-de-beiços, pela noite dentro à luz de candeeiros a petróleo.
Quem for à Costa de Santo André está convidado a embarcar numa viagem ao passado, com um programa marcado por várias iniciativas, também do presente.
Evento tem o epicentro na praia de Santo André

Programa 
9 Agosto – sexta-feira
18h00 – Abertura da Festa
19h30 – Toi Romão – animação musical
21h30 – Baile com Silvino Campos

10 Agosto – sábado
11h00 – Cortejo etnográfico e recriação do Banho de São Romão:
– Grupo de Dança Típica da Queimada – Valinho da Estrada
– Grupo de Trajes e Tradições da Lagoa de Santo André
13h00 – Almoço partilhado / convívio
16h30 – Grupo de Música Tradicional Portuguesa Musicar
Santo André (Profª Carla Nunes e Prof. Carlos Silva)
18h30 – Somos do Alentejo – animação musical
21h30 – Baile com João do Carmo

11 Agosto – domingo

11h00 – Cortejo etnográfico e recriação do Banho de São Romão:
– Rancho Folclórico Ninho de uma Aldeia
– Grupo de Trajes e Tradições da Lagoa de Santo André
13h00 – Almoço partilhado / convívio
16h30 – Folclore com o Rancho Folclórico Ninho de uma Aldeia
19h00 – Sunset com VelvetConceptDj
21h30 – Baile com Cláudio Rosário

Agência de Notícias 
Fotografia: CM Santiago do Cacém 

Comentários