Festival de Teatro de Setúbal abre dia 21 com espetáculos de sete países

Festa do teatro percorre a cidade para apresentar espetáculos de criadores nacionais e internacionais

São mais de 30 peças de teatro, além de uma mostra de curtas-metragens, de concertos, espetáculos de dança, novo circo e workshops, repartidos por 11 dias de programação intensa. Falamos da 26.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Setúbal, que na quarta-feira arranca na expectativa de atrair “mais de três mil e quinhentos espectadores” aos espaços de cultura por onde se espalha. A Festa do Teatro, que decorre em vários pontos do concelho entre 21 e 31 de Agosto, com extensão a 18 de Setembro. Organizado pelo Teatro Estúdio Fontenova, com a parceria e apoio da Câmara Municipal, a edição deste ano do festival tem, segundo André Martins, “uma programação rica e variada” que reforça o “compromisso de promoção das artes cénicas” em Setúbal. Estarão representadas companhias de Espanha, França, Chile, Brasil, Colômbia, Roménia além de companhias portuguesas. 
32 peças de teatro em exibição na festa do Teatro em Setúbal

A sessão de abertura do festival está marcada para 21 de Agosto, às 18 horas, na Casa da Baía, com um concerto de Joana Reais, Múcio Sá, e Ruca Rebordão, com entrada livre, e às 22 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi, apresenta-se “A Judia”, espetáculo híbrido de teatro-música, pela ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve, integrada na secção oficial.
No dia seguinte, três estruturas - Um Coletivo, SillySeason e o Teatro Estúdio Fontenova - inspiradas na obra “Memória da Matéria”, de Maria Mello Giraldes, numa criação partilhada, vão estrear três espetáculos, respetivamente, “Memória da Matéria: A Passagem”, “Este é o meu nome” e “Memória da Matéria: O Lugar do Eco”.
As peças estreiam-se em duas sessões cada, n’A Gráfica - Centro de Criação Artística, integradas na secção oficial do festival internacional.
A 23 de Agosto, também na secção oficial, estará “Puños de harina”, pela Aedo Teatro (Espanha), no Fórum Municipal Luísa Todi, no dia seguinte, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama (ESSG), “Vamos para Bremen”, pelo Teatro Plage.
O evento continua nessa data, no Fórum Municipal Luísa Todi, com “Vamos dar um passeio”, sobre o tema da inclusão, pela Associação Acesso Cultura, de entrada livre, e n’A Gráfica apresenta-se o espetáculo “Lista de espera”, pelo Coletivo Caroço, vencedores da Secção OFF-2022. 
A encerrar a primeira semana, no domingo estão previstos , no Jardim do Bonfim, “As mãos das águias”, de Miguel Jesus, no Parque Venâncio Ribeiro Costa Anfiteatro do Castelo de Palmela, “Serrado Grande”, da Cães do Mar e Cem Palcos.
A Festa do Teatro tem 32 eventos que, como sublinhou o presidente da Câmara, estão “distribuídos por diversos locais emblemáticos da cidade”, como Fórum Municipal Luísa Todi, a Escola Secundária Sebastião da Gama, o Jardim do Bonfim, a Casa da Baía, a Casa da Cultura e a Gráfica – Centro de Criação Artística.
“A descentralização continua a ser um ponto forte da Festa do Teatro por incluir também a Junta de Freguesia de São Sebastião, com atividades no Jardim de Palhais”, lembrou.

Mais teatro na segunda semana do festival 
Break Up conta histórias quais reais a 27 de Agosto 
A 26 de Agosto, a ASTA – Teatro e Outras Artes apresenta Spectrum no Fórum Municipal Luísa Todi. O espectáculo tem criação e direcção de Rui Pires. 
No dia 27, Joana Raio leva Break Up à Escola Secundária Sebastião da Gama. É uma peça interdisciplinar baseada em histórias verídicas sobre o fim das relações amorosas. Também na escola, Rita Vilhena protagoniza a performance Raio de Ti.
A Este – Estação Teatral dá a conhecer no dia 28, no Fórum Municipal Luísa Todi, 2+2=5, que conta com encenação de José C. Garcia e é inspirado no universo de 1984, de George Orwell. 
A 29 de Agosto, chega, da Roménia à Escola Secundária Sebastião da Gama, Miorita. Apresentado pelo Auăleu Teatru e encenado por Ovidiu Mihăiță, o espectáculo junta música, teatro de máscaras e percussionistas de ópera. 
No dia 30, também lá, a Escola de Mulheres apresenta A loucura é o mais credível oráculo, com texto de Cláudia R. Sampaio e encenação de Marta Lapa.
No último dia, 31, a Astro Fingido dá a conhecer Moço da Cola, que tem texto e encenação de Fernando Moreira. 
Este ano, o festival estende-se até Setembro. No dia 18, pode ver Homenagem, criado pela israelita Yael Karavan e a brasileira Naomi Silman, que coloca em cena a problemática relacionada com a extinção de espécies da fauna e flora. O espetáculo é apresentado no Fórum Municipal Luísa Todi.
Entre 21 e 31 de Agosto, o Festival Internacional de Teatro de Setúbal contempla ainda espetáculos para crianças, exposições, concertos e uma sessão de curtas-metragens. Toda a programação pode ser consultada no site, bem como informações acerca dos bilhetes para os espetáculos.


Comentários